Eventos buscam sensibilizar população sobre perda de bebês
Ao longo de outubro, grupos da UFSC e do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) participam de uma série de atividades que visam à sensibilização de profissionais e da população em geral sobre a perda de bebês. As ações fazem parte do primeiro Encontro Catarinense de Sensibilização ao Luto Perinatal e são organizadas pelo Laboratório de Processos Psicossociais e Clínicos no Luto (Lappsilu/UFSC), pelo Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (Laccos/UFSC), pela Maternidade do HU, pelo Projeto Amparo, pela ONG Amada Helena e pela Baby Loss Awareness Aliance (BLAWA).
Neste domingo, 15 de outubro, Dia Mundial da Conscientização ao Luto Perinatal, às 13h30, haverá concentração e caminhada na ponte Ponte Hercílio Luz, com distribuição de panfletos e flyers.
No domingo seguinte, dia 22, o Jardim Botânico sedia o Encontro Grupal do Projeto Amparo, grupo de apoio e acolhimento a familiares que passam pela perda perinatal. A reunião ocorre no Jardim do Amparo, das 10h às 11h30. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrições.
No dia 27 de outubro, sexta-feira, às 13h30, o auditório do HU recebe uma mesa-redonda sobre experiências e práticas de cuidado e acolhimento às perdas de bebê e o lançamento do livro Lágrimas à livre demanda, da mãe e escritora Brunna Barreto. A conferência de abertura será com a presidente da ONG Amada Helena, Tatiana Maffini. O evento é voltado a profissionais da saúde e assistência social, estudantes de graduação e às famílias que passaram pelo processo de perda. Os interessados devem realizar a inscrição neste link.
Mais informações no Instagram @amparo.lutoperinatal.