TV UFSC estreia produções do diretor, roteirista e chargista Zé Dassilva

O diretor Zé Dassilva e o ator Rodrigo Fagundes durante a gravação de “Dás um banho, Zé Perri”. Foto: divulgação
A partir desta terça-feira, 30 de maio, a TV UFSC destaca a carreira plural de Zé Dassilva, roteirista, chargista, diretor do premiado curta de ficção Dás um banho, Zé Perri!, autor de livros e egresso do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação inclui sua participação no UFSC Entrevista e a exibição de seus dois mais recentes documentários, Metropol – a história continua e Nas Asas de Zé Perri.
No UFSC Entrevista que vai ao ar nesta terça-feira, 30 de maio, às 21h, Zé Dassilva conversa com Mariana Franco sobre seu trabalho como roteirista da TV Globo, onde atuou em programas de humor, séries e novelas, como Império, vencedora do Emmy International em 2015. Chargista no Diário Catarinense, em 2021 Zé foi vencedor do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Direitos Humanos e Anistia.
Sua experiência como diretor tem resultado em produções como o documentário Metropol – a história continua, que estreia na TV UFSC no sábado, 3 de junho, às 14h. A obra mostra a retomada recente do lendário time de futebol de Criciúma, que teve uma trajetória marcante nos anos 1960. Na época, o Metropol foi criado pelos donos de uma companhia de extração de carvão para encerrar a greve dos trabalhadores. Deu tão certo que aquele time amador foi cinco vezes campeão catarinense, enfrentou equipes brasileiras de primeira linha e chegou a excursionar pela Europa. Esta história acompanha Zé Dassilva desde 1993, quando a registrou em seu trabalho de conclusão do curso de Jornalismo, que depois se transformou no livro Histórias que a bola esqueceu.
No sábado seguinte, 10 de junho, às 14h, é a vez do documentário Nas Asas de Zé Perri (2023), que traz a história dos bastidores da gravação do curta de ficção Dás um banho, Zé Perri!. Ao longo de dois meses a equipe percorreu diversas locações em Florianópolis, para registrar as cenas deste encontro alegórico entre o escritor Antoine de Saint-Exupéry e Celestino, um desenhista manezinho. A empreitada envolveu até a construção de uma réplica do avião utilizado pelos pilotos franceses que faziam a rota da Aéropostale dos anos 1930.
Dás um banho, Zé Perri! já percorreu festivais pelo mundo, foi premiado em seis países, levando para os mais diversos públicos as imagens do Ribeirão, do Palácio Cruz e Sousa, do Campeche, nesta história que simboliza a ligação tão forte e afetiva de Florianópolis com o autor de O Pequeno Príncipe. Para a comunidade da UFSC que ainda não teve a chance de assistir ao Dás um banho, Zé Perri!, no segundo semestre, em data a confirmar, a obra será exibida no Cineclube 757, em um evento que terá a participação do diretor.
Serviço
O que: estreia Especial Zé Dassilva
– UFSC Entrevista: terça, 30 de maio, 21h
– Documentário Metropol – a história continua: sábado, 03 de junho, 14h.
– Documentário Nas Asas de Zé Perri, making of de Dás um banho, Zé Perr!i : sábado, 10 de junho
Texto de divulgação da TV UFSC