Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas abre processo seletivo para Mestrado e Doutorado

02/05/2023 09:17

O Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas está com inscrições abertas para os processos seletivos de Mestrado e Doutorado. A seleção do Mestrado abre inscrições nesta terça-feira, 2 de maio, e as encerra em 9 de junho. As inscrições para o Doutorado estão abertas desde 27 de abril, e encerram-se em 31 de outubro. Para participar, é necessário efetivar inscrição por meio do sistema online, de forma gratuita.

A documentação necessária está disponível nos Editais de Mestrado e de Doutorado. É preciso encaminhar a documentação para realizar a inscrição. O Programa oferece três vagas para Mestrado e seis vagas para o Doutorado. Ambos processos seletivos disponibilizam vagas para Ações Afirmativas, asseguradas até duas vagas para pessoas pretas ou pardas, ou pertencente a comunidades Indígenas ou Quilombolas residentes no território nacional e nos transfronteiriços, ou beneficiária do Programa Universidade para Todos (Prouni) do governo federal, ou beneficiária de bolsa de estudo voltada a estudantes de graduação da rede pública de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Será assegurada até uma vaga para pessoa com deficiência.

A homologação das inscrições e o calendário de seleção serão divulgados no site www.pmpg.ufsc.br, no máximo cinco dias úteis após o fim do período de inscrições de cada processo seletivo.

Sobre o Mestrado

O resultado final do processo seletivo será divulgado em 21 de julho, com ingresso de novos estudantes previsto para o segundo semestre de 2023, a iniciar-se em 31 de julho. O Mestrado em Ciências Fisiológicas tem como objetivo formar mestres com capacidade de ensinar e desenvolver projetos científicos, empregando métodos e técnicas usuais de fisiologia.

Sobre o Doutorado

O Doutorado em Ciências Fisiológicas tem como objetivo formar doutores com capacidade de ensinar, propor, desenvolver e orientar estudantes na execução de projetos científicos que incorporem abordagens fisiológicas, celulares e moleculares. As datas do calendário de seleção do Doutorado devem ser consultadas no site do Programa. O resultado final do processo seletivo terá validade de 60 dias corridos, a partir da data de sua publicação. Após a publicação do resultado, a Secretaria Integrada de Pós-Graduação do CCB/UFSC entrará em contato por e-mail com as pessoas aprovadas para a efetivação da matrícula. Serão realizados dois processos seletivos referentes ao Edital de Doutorado. As pessoas que realizarem a inscrição até o dia 7 de junho participarão da primeira seleção. Pessoas que enviarem os documentos após o dia 7 de junho terão a inscrição homologada para a segunda seleção, caso a documentação esteja completa.

Sobre o Programa

O Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da UFSC (PMPGC), do Centro de Ciências Biológicas (CCB) faz parte, como Instituição Associada Plena, de um programa de abrangência nacional denominado Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas.

Foi criado por uma equipe de pesquisadores oriundos de programas de pós-graduação de instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), o Instituto de Ciências Biomédicas da USP, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

 

 

Mais informações
Secretaria Integrada de Pós-Graduação do CCB – pmpg@contato.ufsc.br

Tags: CCBdoutoradomestradoprocesso seletivoPrograma de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências FisiológicasUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina