Lançamento da Editora da UFSC traz 78 ilustrações da Guerra do Contestado feitas por Hassis

23/05/2023 18:39

A Editora da UFSC, com apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lança a obra Guerra do Contestado Ilustrada, em mais uma edição do Livro na Praça, nesta sexta-feira, 26 de maio. O evento será promovido na Igrejinha da UFSC, no Campus de Florianópolis, a partir das 18h. O livro traz 78 ilustrações feitas, em 1984, a nanquim com a técnica bico de pena, pelo artista plástico catarinense Hassis. O texto, que narra a saga do conflito e seus impactos, é de autoria de Marli Auras, professora aposentada da UFSC.

No evento, o professor Godofredo de Oliveira Neto, catarinense membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) que já publicou obras sobre a Guerra do Contestado, irá ministrar palestra sobre o tema. Está marcado também um show musical, com os artistas Iara e Pedro Germer. O evento é gratuito e aberto à comunidade. O livro Guerra do Contestado Ilustrada pode ser adquirido na Livraria da UFSC, no Centro de Cultura e Eventos, em Florianópolis, ou na loja on-line.

As ilustrações do artista Hassis na obra – em preto e branco – têm traços firmes e substantivos, convidando o leitor a conhecer aqueles tempos e aquelas paragens que foram palco da Guerra do Contestado (1912-1916). Muitos desenhos são acompanhados de anotações do próprio artista sobre a cena retratada. “Impossível acompanhar com indiferença a sucessão de quadros, a força histórico-cronológica de sua admirável representação artística e a sua leitura humanista da luta cabocla”, escreve Marli no prefácio da obra.

Postal colorido avulso de painel do artista acompanha o livro

Além das ilustrações em nanquim, o livro traz um postal colorido avulso que reproduz o mural Contestado – Terra Contestada, também de Hassis. A obra original, dividida em sete módulos que unidos somam 36 metros quadrados, já esteve exposta em Florianópolis, no Terminal Rodoviário Rita Maria. Hoje o painel faz parte do acervo do Museu do Contestado, em Caçador. Hassis, artista catarinense que morreu em 2001, sempre foi fascinado pelo tema. Seu avô teve participação efetiva em batalhas do Contestado.

“A Guerra do Contestado foi um cruento episódio que varreu o Meio-Oeste (Vale do Rio do Peixe) e áreas planálticas catarinenses e paranaenses, nas terras então em prolongado litígio entre ambos os estados. Durante aqueles arrastados quatro anos (1912-1916), essa parte do território brasileiro viveu em situação de convulsão. Milhares de nossos humildes e laboriosos patrícios (homens, mulheres e crianças, famílias inteiras), à margem dos poderes constituídos e em constituição na República Velha, viram-se relegados à inapelável e desumana condição de sobras, de entulho humano, graças ao livre desenrolar das forças econômico-sociais então vigentes”, escreve Marli na obra.

Confira algumas das ilustração de Hassis publicadas em Guerra do Contestado Ilustrada:

Tags: EdUFSCGuerra do ContestadoHassislançamento de livroLivro na PraçaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina