Aula-espetáculo ‘A menina boba’ será apresentada quarta-feira com acesso livre

23/05/2023 18:06

Grupo de Pesquisa Poéticas da Vozdo Curso de Artes Cênicas, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida a comunidade para assistir à peça A menina boba, na Caixa Preta, Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão, no Campus de Florianópolis, nesta quarta-feira, 24 de maio, às 20h. Após a apresentação, haverá uma roda de conversa sobre a temática do espetáculo. O evento é gratuito e aberto à comunidade. O espetáculo é uma parceria do Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz com os promotores da peça.

>Aula-espetáculo: A menina  boba
Sinopse:
A aula-espetáculo é baseada na obra poética A Menina Boba, de Oneyda Alvarenga (1911-1984), e no ciclo de canções de Claudio Santoro, que musicou quatro poemas da poetisa, no ano de 1940. O universo do modernismo brasileiro e aspectos da vida de Oneyda Alvarenga, contada através de sua correspondência com o poeta Mário de Andrade, são o ponto de partida para a criação da dramaturgia do trabalho. A profunda amizade entre Oneyda e Mário de Andrade e o esforço dela para se afirmar como poetisa e artista nas décadas de 30 e 40 são recontados através de um olhar poético. Seu jeito simples, sua poesia e a sinceridade de suas confissões nas cartas que troca com Mário de Andrade foram fonte de inspiração para a criação desta obra, que se baseia na musicalidade da voz e no movimento corporal para reconstruir memórias, entrelaçando fatos reais e ficcionais, brincando com o canto e a voz falada em um jogo poético da voz em cena.

Para saber mais sobre a artista e sobre a performance, acesse www.vozerio.org

Criação e atuação: Barbara Biscaro
Quando: 24 de maio – quarta-feira
Horário: 20h  (70 minutos)
Local: Caixa Preta – Departamento de Artes da UFSC.

Tags: arte e culturaartes cênicasCaixa PretaespetáculoPeça teatralUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina