UFSC sediará seminário internacional sobre redes agroecológicas de produção e consumo

22/02/2023 16:11

Estão abertas as inscrições para o 2º Seminário Internacional “Alimentos saudáveis: Redes Agroecológicas de Produção-Consumo”. O evento será realizado nos dias 25 e 26 de abril, no Campus Universitário Trindade, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O objetivo do seminário é contribuir com reflexões, trocas de experiências e articulações para processos de comercialização e aquisição de alimentos saudáveis, através do fortalecimento de redes agroecológicas de produção-consumo.

São convidados a participar, produtores, consumidores, pesquisadores, estudantes, gestores públicos, organizações e movimentos sociais, e todas as pessoas, organizações e empresas interessadas no tema, nos produtos e no fortalecimento das redes agroecológicas entre produção e consumo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através de formulário.

Na programação estão previstas palestras, mesas de debate e grupos de trabalho que visam aprofundar o diálogo sobre a produção e o consumo de alimentos agroecológicos. Entre os temas a serem debatidos estão: a comercialização de alimentos saudáveis, o papel dos consumidores no acesso a alimentos agroecológicos e orgânicos, formas públicas e solidárias de abastecimento agroecológico e a articulação de atores sociais em redes locais e internacionais de cidadania agroalimentar. 

Simultaneamente à programação do evento, acontecerá uma feira agroecológica com exposição e venda de produtos orgânicos e agroecológicos. A programação completa será divulgada nos sites e redes sociais do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro)Centro VianeiLaboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf) e SlowFood Brasil.

O evento é organizado pela Associação Slow Food do Brasil, Cepagro, Centro Vianei de Educação Popular, Lacaf e Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (Nuppre) da UFSC, e pelo Núcleo Santa Catarina da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.

Com informações da assessoria da Cepagro.

Tags: CepagroLaboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF)LacafUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina