Trabalho com satélites de professor da UFSC é reconhecido pela Agência Espacial Brasileira

14/02/2023 10:58

Professor Bezerra e Carlos Augusto Teixeira de Moura, presidente da AEB

O professor Eduardo Augusto Bezerra, do Laboratório de Pesquisa em Sistemas Espaciais (SpaceLab), do departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica da UFSC, foi um dos dez homenageados com a menção honrosa ao mérito espacial, honraria concedida no aniversário de 29 anos da Agência Espacial Brasileira (AEB).Bezerra foi um dos acadêmicos prestigiados pela liderança em projetos ligados ao Programa Espacial Brasileiro. Na solenidade, disse estar representando dezenas e centenas de pessoas com quem trabalhou ao longo dos últimos 29 anos, boa parte deles com apoio da AEB.

Na segunda-feira, 13 de fevereiro, o trabalho do laboratório coordenado pelo pesquisador foi destaque no portal da AEB. O texto indica que o FloripaSat-1, missão de demonstração tecnológica totalmente desenvolvida por estudantes do SpaceLab, está em operação – um CubeSat composto por cinco módulos, cujos objetivos principais são o educacional e a validação em órbita (In-orbit Validation, IoV).

À AEB, ele afirmou que os objetivos foram concluídos com êxito e que novas missões utilizando a plataforma aberta do FloripaSat têm como propósito a independência tecnológica em relação aos fornecedores estrangeiros. “Temos uma formação em fluxo contínuo de estudantes nos diversos níveis, da graduação ao doutorado, incluindo pós-doutorado, em uma vasta área de assuntos relacionados a CubeSats e aplicações espaciais em geral”, disse.

A primeira atividade do professor junto à AEB foi realizada ainda 1993, quando desenvolveu o procedimento de testes para o computador de bordo do satélite brasileiro SACI-I na sua pesquisa de mestrado. “Após isso, foram diversos sistemas e aplicações desenvolvidas, com utilização em foguetes de sondagem, na Estação Espacial Internacional, em satélites de grande porte, e os satélites de pequeno porte desenvolvidos e em desenvolvimento”, explica.

Ele ainda destacou a parceria que trouxe a ‘Constelação Catarina’ para o Estado. O programa tem o objetivo de desenvolver e fabricar nanossatélites para atuar na defesa civil e na agricultura de precisão e conta com a parceria de instituições do Estado.

Tags: Agência Espacial BrasileiraPrograma Espacial BrasileiroSpaceLab