TV UFSC prepara divulgação de acervo audiovisual em projeto de digitalização de cerca de três mil mídias analógicas
A TV UFSC iniciou, em outubro de 2021, um projeto de digitalização do seu acervo audiovisual, em um projeto que busca disponibilizar à sociedade todo o seu conteúdo atualmente armazenado em fitas de vídeo e outras mídias analógicas. São cerca de três mil mídias sendo digitalizadas, organizadas e disponibilizadas. O objetivo é preservar, resgatar e dar visibilidade ao conteúdo histórico da TV, por meio do site e do Repositório Institucional, além de inserir vídeos do acervo na programação da TV. A previsão de conclusão do processo de digitalização e lançamento do material é 2023.
A digitalização ocorre por meio de um projeto institucional, financiado por uma emenda parlamentar de R$ 300 mil, do senador Esperidião Amin. O desenvolvimento do projeto tem a participação dos servidores da TV UFSC, do diretor da TV, Cledison Marques, de ex-membros da equipe, como o cineasta Zeca Pires, bolsistas do curso de cinema e jornalismo, e profissionais contratados pelo projeto para fazer a digitalização das mídias.
As fitas do acervo são de tecnologias obsoletas há algumas décadas, nos mais diversos formatos, como U-Matic, Betacam, VHS, com registros desde os anos 1980 até a década de 2000.
Confira, abaixo, a reportagem especial sobre o projeto, “Especial Acervo TV UFSC : resgate de memórias”, com depoimentos de alguns dos protagonistas dessa iniciativa.