‘Saberes expertos e medicalização no domínio da infância’ é tema de workshop
A quarta edição do Workshop Capes-Cofecub, convênio de pesquisa internacional que envolveu a UFSC e a Universidade de Paris 8 no período de 2019-2022., terá como tema Saberes expertos e medicalização no domínio da infância e será realizado no próximo dia 25 de novembro, das 10h às 18h, no Auditório térreo do bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
A programação prevê um ciclo de debates interdisciplinares, orientado por uma análise comparada Brasil-França, para elucidar os mecanismos de disseminação dos conhecimentos especializados no campo da infância e suas repercussões no processo de construção de subjetividades. Organizado pelo Núcleo de estudos sociológicos, filosóficos e históricos das ciências da saúde (Nesfhis), pelos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), o workshop é destinado a professores e estudantes de graduação e pós-graduação.
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A professora Sandra Caponi (PPGSP/PPDICH) fará a abertura do workshop às 10h, com uma fala sobre Necropolítica e sofrimento psíquico em tempos pandêmicos. Em seguida, haverá uma palestra ministrada pelo pesquisador-visitante Jean Christophe Coffin (Paris 8) sobre Gênero, incertezas e adolescência no tempo presente: o que faz o perito?, com um período posterior dedicado a possíveis perguntas e discussões.
À tarde, está prevista a abertura de uma mesa redonda integrada por pesquisadores da UFSC: a professora Marcia Mazon (PPGSP), com o tema Consumo de psicotrópicos na era do capitalismo afetivo: uma perspectiva sociológica; o professor João Matheus A. Dallmann (UFSC-Araranguá) com o tema Saúde mental, raça, racismo e medicalização da pobreza; e o doutorando Arthur R. Gonzaga (PPGSP) com o tema Maioridade penal, penalogia atuarial e neoliberalismo.
Ao final, haverá uma palestra final com a pesquisadora Ilaria Pirone (Paris 8), intitulada O psicanalista que trabalha com crianças em instituições: uma prática que põe à prova qualquer tentação de ser um perito, seguida de um tempo para perguntas e discussões.
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