Piape oferta cursos da área de estatística, texto e oratória

17/10/2022 10:00

O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem inscrições abertas para os módulos de cursos das áreas de leitura e produção textual, estatística e Excel. Há atividades presenciais e remotas, todas com direito a certificado. O cadastro pode ser feito pela página de inscrição. Os alunos serão avisados sobre os locais de aula ou, no caso de atividade remota, o ambiente de atividade é o Moodle.

Atividades da área de estatística e dados:

• Excel para análise de dados
    Conteúdo: conceitos básicos de Estatística – abordagem teórica; distribuições de frequência para variáveis qualitativas e quantitativas; medidas de posição (média, mediana, quartis e moda); medidas de dispersão (variância, desvio padrão e coeficiente de variação); medidas de forma (assimetria e curtose); análise de discrepantes (diagrama em caixas box-plot); exemplo/exercício prático.
    Turma remota: Quintas-feiras, das 19h às 20h

• Estatística descritiva e exploratória de dados
    Conteúdo: conceitos básicos de Estatística – abordagem prática; distribuições de frequência para variáveis qualitativas e quantitativas; medidas de posição (média, mediana, quartis e moda); medidas de dispersão (variância, desvio padrão e coeficiente de variação); medidas de forma (assimetria e curtose); análise de discrepantes (diagrama em caixas box-plot); exemplo/exercício prático.
    Turma presencial: Terças-feiras, das 16h às 17h
    Turma remota: Sábados, das 10h às 11h

Atividades da área de leitura e produção textual:

• “A arte e a leveza de falar bem!” – Práticas de oratória na esfera acadêmica
    Conteúdo: oratória; organização de ideias e mecanismos de escrita e de leitura para apresentações orais e para boa argumentação; síntese, roteiro e mapa mental de gêneros textuais acadêmicos para apresentação oral; expressão corporal, entendimento da linguagem corporal e a importância da voz na apresentação oral de trabalhos acadêmicos; como reverter ou diminuir o medo, a ansiedade e a timidez na apresentação oral de trabalhos acadêmicos.
    Inscrições: até 13/11
    Turma remota: quarta-feira, das 10h às 11h.
    Turma presencial: quarta-feira, das 13h30min às 14h30min.

• Recursos textuais aplicados à elaboração da escrita acadêmica
    Conteúdo: estudo teórico e aplicado dos recursos textuais “clareza, coesão e coerência” aplicados à escrita acadêmica a partir dos gêneros textuais artigo científico, relatório e TCC; estrutura textual; normas da ABNT; aspectos linguísticos, discursivos, estruturais e situacionais dos gêneros textuais levando em consideração os recursos mencionados; meios de publicação e circulação textual dos gêneros acadêmicos; orientação no acesso a sites de pesquisa de publicação científica; orientação na produção escrita acadêmica; plataforma Lattes.
    Turma remota 1: Segundas-feiras, das 17:00 às 18:00
    Turma remota 2: Segundas-feiras, das 19:00 às 20:00
    Turma presencial: Terças-feiras, das 14:00 às 15:00

• Prática de análise linguística em gêneros da esfera acadêmica
    Conteúdo: leitura, análise e escrita de gêneros textuais acadêmicos (resumos, fichamentos, resenhas e artigos científicos). Escrita e questões gramaticais de textos acadêmicos; Mecanismos e tipos de coesão e de coerência textual; Abordagem pontual de elementos linguísticos e noções de análise linguística (pontuação, operadores coesivos, coesão e coerência, concordância verbal e nominal, voz passiva analítica e voz passiva sintética, partícula “se” e suas diferentes funções – partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito, pronome reflexivo, conjunção integrante e conjunção subordinativa condiciona – e colocação pronominal).
    Turma presencial: Quintas-feiras, das 18:30 às 19:30

Para mais informações, acesse a página do Piape e confira a grade completa de atividades para este semestre.

Tags: apoio pedagógicodadosestatísticaleituraPiapeProdução textualtexto acadêmico