UFSC realiza segunda edição do workshop da Indicação Geográfica do Alho Roxo do Planalto Catarinense

15/08/2022 08:42

A segunda edição do Workshop da Indicação Geográfica do Alho Roxo do Planalto Catarinense será realizada na próxima sexta-feira, 19 de agosto, das 13h às 18h, no auditório do Campus de Curitibanos. Serão realizadas palestras e discussões sobre a história e mercado do alho, com falas de produtores e representantes das instituições participantes. Haverá ainda palestras de pesquisadores expondo os resultados de pesquisas com alho que possam ser utilizadas na solicitação da Indicação Geográfica (IG) do Alho Roxo do Planalto Catarinense.

O evento está associado ao projeto de pesquisa intitulado Indicação Geográfica protegida como propulsora do desenvolvimento regional: geração de elementos para justificar o reconhecimento da denominação de origem (DO) para o alho na região do Vale do Contestado (IGPAC), que busca a valorização do alho roxo produzido na região do Planalto catarinense, por meio da qualificação de indicadores físico-químicos que possam embasar a solicitação de uma no modelo Denominação de Origem (DO).

Promovido pelo grupo de pesquisa Análise Socioambiental no Planalto Catarinense (Asam), o evento conta com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Cooperativa Regional Agropecuária do Meio-Oeste Catarinense (Copar), Associação Catarinense dos Produtores de Alho (Acapa) e Prefeituras de municípios produtores de alho.

O evento é gratuito e haverá coffee break com alguns produtos à base de alho. Além disso, haverá certificado de participação.

> Confira a programação:

Tags: alho roxoCuritibanosUFSCUFSC CuritibanosUniversidade Federal de Santa Catarina