UFSC oferece cursos gratuitos de matemática básica e introdução ao cálculo nas férias de agosto
O Programa de Pós-graduação em Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 19 e 24 de agosto, cursos concentrados e gratuitos de Matemática Básica (120 vagas) e Introdução ao Cálculo (120 vagas). Cada curso será oferecido em dois turnos, com 60 vagas cada (confira o cronograma abaixo).
As inscrições podem ser feitas até as 23h59min da próxima quarta-feira, 17 de agosto. Os cursos serão ministrados por doutorandos em Física. Os pós-graduandos são estagiários de docência, que estão aprendendo a serem professores, e estarão sob a supervisão do professor Marcelo Tragtenberg.
“As disciplinas de Pré-Cálculo, Cálculo I/A e Física 1 apresentam grandes níveis de repetência. Por outro lado, vários ingressantes apresentam dificuldades para trabalhar com conceitos básicos de matemática. Essas disciplinas exigem muita dedicação no estudo do conteúdo após a aula, resolução de muitos exercícios e bagagem em matemática do ensino médio”, justifica o docente do Programa de Pós-Graduação em Física.
De acordo com o professor Marcelo, esses cursos de férias estão voltados tanto para calouros se prepararem para essas disciplinas quanto para alunos que repetiram em alguma delas. Estão também abertos à comunidade.
As aulas de Matemática Básica abordam fatoração, frações, potenciação, radiciação, equações, polinômios, trigonometria, funções, sistemas de equações. Já as aulas de Introdução ao Cálculo compreendem revisão de funções, limites e derivadas.
Os participantes terão direito a certificado, com presença mínima de 75% das aulas (três das quatro aulas). As apostilas constituem apoio, mas não contém todo o conteúdo de cada unidade. Elas estão disponibilizadas em formato pdf, na página cursosdeferias.paginas.ufsc.br. Nenhum destes cursos pode ser validado como disciplina de Pré-Cálculo ou Cálculo I.
Os cursos de Matemática Básica e Introdução ao Cálculo serão realizados em quatro dias, com aulas de três horas de duração, nos dias 19, 22, 23 e 24 de agosto de 2022. Serão ministrados presencialmente nas salas 201 e 203 do Espaço Físico Integrado (EFI), no Campus Trindade, em Florianópolis. Não será permitido gravar as aulas, sendo a propriedade intelectual dos professores do curso e da UFSC.
A lista de presença será divulgada pelo professor durante as aulas e deve ser assinada diariamente pelos alunos.
> Cronograma:
DATAS: 19, 22, 23 e 24 de agosto
Manhãs, das 8h30 às 12h
Matemática Básica: http://inscricoes.ufsc.br/mtm-basica-08-2022m
Introdução ao Cálculo: http://inscricoes.ufsc.br/int-calc-08-2022m
Tardes, das 14h às 17h30
Matemática Básica: http://inscricoes.ufsc.br/mtm-basica-08-2022t
Introdução ao Cálculo: http://inscricoes.ufsc.br/int-calc-08-2022t