Professores da UFSC desenvolvem modelo didático para ensino de geometria descritiva

29/08/2022 16:20

Os professores Juliane Silva de Almeida e Márcio Schneider de Castro, do Departamento de Expressão Gráfica (EGR) da UFSC, desenvolveram um produto educacional com potencial para aprimorar o ensino da disciplina de geometria descritiva. As maquetes digitais interativas desenvolvidas na plataforma livre GeoGebra ajudam alunos dos cursos de engenharias e Arquitetura a compreender alguns conceitos-chave da disciplina.

De acordo com os professores, a interatividade das maquetes digitais está presente no processo de visualização das representações gráficas características da geometria descritiva – conhecidas como espaço e épura -, na representação visual de métodos descritivos e na configuração das coordenadas dos pontos pertencentes aos elementos geométricos representados. A escolha do GeoGebra para o desenvolvimento das maquetes digitais se deu pelo fato de ser uma plataforma versátil, intuitiva, gratuita e compatível com diferentes navegadores de internet e sistemas operacionais de computador. Além disso, o GeoGebra apresenta versão offline para computador e para celular, explicam.

“Uma das motivações para a criação das maquetes digitais era fornecer aos alunos dos cursos atendidos pelas disciplinas de representação gráfica espacial e geometria descritiva um recurso visual que permitisse a composição das representações espacial e em épura em uma única maquete, por interatividade do usuário. Os próprios estudantes podem configurar os elementos geométricos presentes nas maquetes e as representações espacial e em épura, através da manipulação dos controles deslizantes do GeoGebra”, afirma a professora Juliane Almeida.

Aceitação

A metodologia desenvolvida deu origem a um artigo apresentado em evento internacional da área. O artigo “Evaluation of Descriptive Geometry Dynamic Models Developed in Geogebra® for Online Teaching” foi apresentado no 20th International Conference of Geometry and Graphic, evento realizado de forma remota no dia 18 de agosto e organizado pela International Society of Geometry and Graphics, Universidade de São Paulo (USP) e a Associação Brasileira de Expressão Gráfica (Abeg).

O artigo apresentado no 20th ICGG destacou as maquetes digitais que abordam os conteúdos de retas contidas em planos e o método descritivo de mudança de planos de um ponto. Tais conteúdos, presentes na ementa das disciplinas de representação gráfica espacial e geometria descritiva dos cursos de engenharia e arquitetura da UFSC, estão entre os tópicos que os alunos apresentam mais dificuldades de compreensão.

Além das maquetes digitais de retas contidas em planos e mudança de planos do ponto, foram apresentados os resultados da pesquisa de validação das maquetes digitais objeto do artigo. Os autores realizaram um questionário de avaliação das maquetes digitais aplicado a professores de geometria descritiva de cursos de engenharia, arquitetura, matemática e de escolas técnicas brasileiras. Os resultados foram positivos, com significativa aceitação das maquetes. Além disso, houve contribuições construtivas importantes, com propostas de melhoria da construção e visualização das maquetes.

Em breve, as maquetes apresentadas no artigo do 20th ICGG serão utilizadas nas disciplinas de representação gráfica espacial, e possivelmente também, na de geometria descritiva. A intenção dos professores é inserir o novo material primeiro nas turmas de representação gráfica espacial dos cursos de engenharia nos quais ambos lecionam.

Modelos didáticos

Este é o segundo artigo da série de ações e artigos de apresentação de resultados do projeto de extensão coordenado pelo professor Márcio Schneider e intitulado “Desenvolvimento de Modelos Didáticos de Apoio ao Ensino de Geometria Descritiva”.

Houve, anteriormente, a apresentação do artigo “Applying Geogebra® in Descriptive Geometry Online Teaching to Model Fundamental Concepts” que contém os resultados de elaboração das primeiras maquetes digitais sobre pontos e retas em geometria descritiva, desenvolvidas ainda durante o período de ensino remoto, em 2021-2. Este primeiro artigo foi apresentado na XXV Conferência Internacional da Sociedade Americana Iberoamericana de Gráfica Digital (SiGraDI) em 2021, organizado pela Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital.

Na série de atividades planejadas pelos professores está o curso de extensão “Ensino de Geometria Descritiva por meio de Maquetes Digitais”, a ser organizado pelo Núcleo de Tecnologias de Informação e Comunicação de Ensino de Expressão Gráfica para Engenharias (NTICEGEng). Mais informações estarão disponíveis no site do Núcleo: https://nticegeng.paginas.ufsc.br.

Tags: Departamento de Expressão Gráficageometria descritivamaquetes digitaisUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina