Pesquisadores da UFSC se destacam em ranking internacional; instituição também lidera produção científica

07/06/2022 10:18

A Universidade Federal de Santa Catarina se destacou no ranking da plataforma internacional Research.com, que reúne os cientistas e universidades mais citados do mundo. O processo é baseado em métricas que abrangem dados de pesquisadores e instituições em 22 campos do conhecimento da Ciência.

Os campos de conhecimento analisados pelo ranking tanto para as instituições quanto para os cientistas envolvem as ciências da natureza, ciências médicas e ciências exatas e tecnológicas. A UFSC foi destaque entre as mais prestigiadas do mundo e líderes do Brasil nas áreas de Agronomia, Zootecnia e Veterinária; Química; Ecologia e Evolução; Engenharia Elétrica e Eletrônica; Engenharia e Tecnologia; Matemática; Medicina e Neurociência.

De acordo com a metodologia divulgada no site, o principal objetivo dos rankings é promover locais de pesquisa de alta qualidade e estabelecer um local para jovens acadêmicos serem inspirados por cientistas líderes. O ranking dos melhores cientistas foi lançado em 2014 e leva em conta uma métrica chamada de “índice h”, proporção das contribuições, além dos prêmios e realizações. A métrica é usada para classificar os acadêmicos em ordem decrescente, combinada com o número total de citações.

Esse índice é uma medida que reflete o número de documentos influentes de autoria de cientistas. Os dados e citações utilizados para o ranqueamento são obtidos do Microsoft Academics, o maior banco de dados bibliométrico aberto. Já para as instituições, a primeira edição do ranking foi lançada em 2020, abrangendo mais de 591 instituições de pesquisa, mas limitando-se à ciência da computação. A classificação é baseada em métricas simples altamente relacionadas à reputação do corpo acadêmico.

Cientistas da instituição também estão entre os mais citados do mundo. O professor Ivo Barbi, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSC, foi o melhor ranqueado no país da área de Engenharia Elétrica. Já entre os cientistas brasileiros mais citados no campo da Química oito são da UFSC.

Confira os destaques do ranking (informações obtidas na Plataforma Lattes)

Agronomia

Miguel Pedro Guerra
Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Professor do Programa de Pós Graduação em Recursos Genéticos Vegetais e Professor Visitante do Programa de Pós Graduação em Recursos Fitogenéticos da Universidade Agostinho Neto de Angola. Atua na grande área de Recursos Genéticos Vegetais em seus aspectos associados à caracterização, à conservação, o melhoramento e o uso sustentável, por meio do emprego de biotecnológicas apropriadas baseadas na biologia celular e molecular e com ênfase nas espécies de plantas nativas dos diversos biomas brasileiros.

Ecologia e Evolução

Sérgio Floeter. Foto: Henrique Almeida

Sergio R. Floeter
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Psicologia Social pela UFES (1999), doutorado em Ciências Ambientais pela UENF (2003) e pós-doutorado no National Center for Ecological Analysis and Synthesis (NCEAS), University of California Santa Barbara, EUA. Desde 2006 é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Faz parte do corpo docente permanente da Pós Graduação em Ecologia da UFSC. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2009. Possui mais de 8.200 citações segundo o Google Scholar [h-index 48].

 

Engenharia Elétrica e Eletrônica

Ivo Barbi
Possui graduação (1973) e mestrado(1976) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Elétrica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse (1979). Fundador da SOBRAEP – Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência(1990), da qual é Presidente de Honra e Presidente do primeiro COBEP -Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência(1991). Em fevereiro de 2016 liderou a criação do IBEPE-Instituto Brasileiro de Eletrônica de Potência e atualmente é seu Diretor Presidente. É professor permanente do PPGEEL-Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSC, pesquisador do Centro Integrado de Pesquisa em Energia Solar da UFSC, e coordenador do GPEN – Grupo de Pesquisa em Processamento de Energia, cadastrado no CNPq.

Julio E. Normey-Rico
Possui graduação em Ingenieria Electronica – Universidad Nacional de La Plata (1986), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Robotica Automatica y Electronica – Universidad de Sevilla (1999). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisador do CNPq, coordenador de vários projetos de pesquisa em áreas de energia e membro do comitê editorial do International Renewable Energy Congress . Tem experiência na área de Engenharia de Controle e Automação, com ênfase em Controle de Processos, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de sistemas com atraso e controle preditivo, com aplicações em diversos setores da indústria, principalmente em petróleo e gás natural e energias renovávies.

Engenharia e Tecnologia

Roberto Lamberts
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e doutorado em Civil Enginering – University of Leeds (1988). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de Engenharia Civil, com ênfase em Eficiência Energética, desempenho térmico de edificações, bioclimatologia e conforto térmico. É supervisor do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações na UFSC.

Matemática

Ruy Exel
Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado pela University of California – Berkeley (1985). Atualmente é professor voluntário da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Funcional

Medicina

João B. Calixto
É professor titular (aposentado) de Farmacologia da UFSC, pesquisador nível IA do CNPq e Membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2000(ABC). Eleito duas vezes presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE).

Adair R.S. Santos (in memorian)

Neurociencia

Reinaldo N. Takahashi
Professor titular (aposentado) e Orientador da pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisador nível I-B do CNPq . Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neurobiologia de dependência às drogas canabinoides e psicofarmacologia em modelos de memória e deficit de atenção e doenças neurodegenerativas.

Roger Walz
Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da UFSC desde 2004, tendo ocupado o cargos de sub-chefe (2010) e de chefe e sub-chefe (2011). Idealizou e foi o Responsável Técnico do Centro de Cirurgia de Epilepsia do Estado de Santa Catarina (CEPESC) no Hospital Governador Celso Ramos (2008-2014).

Professor Roger Walz em atividade

Peter Wolf
Neurologista alemão que dedicou toda a sua carreira à epilepsia. Um dos principais epileptologistas internacionais, foi de 2005 a 2009 Presidente da Liga Internacional contra a Epilepsia (ILAE). É Professor Visitante Especial – Bolsista no Brasil – Programa Ciência Sem Fronteiras vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas.

Ciências veterinárias

Maurício Laterça Martins
Professor Titular do Departamento de Aqüicultura, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina, integrante do Núcleo de Estudos em Patologia Aqüicola e responsável pelo Laboratório AQUOS-Sanidade de Organismos Aquáticos. Mantém projetos integrados de pesquisa com EMBRAPA e EPAGRI, Universidades Nacionais e Internacionais, piscicultores e empresas. Ictiopatologia, Ictioparasitologia, hematologia, ecologia de parasitos de peixes, estresse e inflamação em peixes, probióticos na aqüicultura, imunoprofilaxia, doenças parasitárias e hemato-imunologia de cefalópodes são as linhas de pesquisa. Pesquisador de Produtividade em Pesquisa 1B.

Maria José Hötzel

Professora Maria Jose Hotzel foi reconhecida em recente premiação da UFSC

Professora Associada IV da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Etologia Aplicada e Bem-Estar Animal, junto ao Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural e o Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, e através de colaborações com cientistas nacionais e internacionais. O seu trabalho visa o desenvolvimento de agroecossistemas sustentáveis, através da compreensão e melhoria do bem-estar dos animais, considerando as várias implicações éticas, ambientais, sociais e econômicas das práticas e dos sistemas de criação e produção animal. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A

Química

Bernhard Welz
Possui graduação em Diplom Vorprüfung – Ludwig Maximilian Universität München (1960), mestrado em Diplom Chemiker – Ludwig Maximilian Universität München (1964) e doutorado em Anorganische Chemie – Technische Hochschule Stuttgart (1966). Atualmente é professor voluntário na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental.

Antonio L. Braga
Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas:Química Verde, Catálise Assimétrica, moléculas bioativas de selênio e telúrio derivadas de aminoácidos e outras fontes naturais, síntese de miméticos da enzima Glutationa Peroxidase.Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A.

Adilson J. Curtius
Professor titular voluntário da Universidade Federal de Santa Catarina. É especializado em espectrometria atômica, principalmente em ICP-MS e em AAS (convencional e de alta resolução com fonte contínua). Desenvolve métodos analíticos para a determinação de elementos traço em amostras geológicas (águas, solos, sedimentos, minérios, minerais, etc), biológicas (sangue, urina, cabelo, etc) e industriais (combustíveis, efluentes, ligas, etc).

Rosendo A. Yunes
Professor emérito da UFSC. Possui graduação em Química pela Universidade Del Litoral (1962) e doutorado em Química pela Universidade Del Litoral (1965). Foi professor titular da UFSC. Atualmente é pesquisador Sênior do CNPq e Professor Voluntário da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: chalcone, estudo quimico, phyllanthus sellovianus, mice e thermodynamic parameters.

J. Vladimir Oliveira
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A. Vem atuando nas seguintes principais áreas de pesquisa: termodinâmica do equilíbrio de fases a baixas e elevadas pressões, encapsulamento e liberação de compostos bioativos em nanoestruturas, produção enzimática de biopolímeros, atividade/estabilidade de enzimas em meios pressurizados, reações enzimáticas em fluidos pressurizados e em ultrassom, inativação de microrganismos e ruptura celular empregando fluidos pressurizados, técnicas alternativas de produção de biodiesel (enzimático, método supercrítico, ultrassom), processos alternativos de separação por membranas, determinação experimental de propriedades termodinâmicas e de coeficientes de transporte, desenvolvimento de processos na presença de campo magnético. Atualmente, é Professor Permanente do Programa de Ciências Ambientais da Unochapecó e Professor Titular-Livre da UFSC.

Ademir Neves (in memorian)

Debora de Oliveira
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D. Possui experiência na área de Processos Biotecnológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção, purificação e imobilização de enzimas; Desenvolvimento de processos enzimáticos; Produção de biocompostos de interesse industrial; Produção de biocombustíveis, com ênfase em biodiesel e biohidrogênio; Aproveitamento biotecnológico de resíduos industriais, com foco na pesquisa, desenvolvimento e inovação dentro destas áreas. Possui cerca de 350 artigos publicados em periódicos científicos da área e orientou em torno de 130 dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de ter supervisionado vários estágios de pós-doutorado. Atualmente, seu Fator H é 42.

Moacir Geraldo Pizzolatti
Ingressou na UFSC em 1985 como professor Assistente e atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisador IB do CNPq. Lider do Grupo de Pesquisa em Química de Produtos Naturais do Departamento de Química da UFSC e coordenador do LQPN. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Biológica e Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes linhas de pesquisa: a) Exploração dos recursos naturais da Mata Atlântica Sul com vistas na obtenção de novas substâncias com propriedades terapêuticas (estudos fitoquímicos, de bioprospecção e atividades biológicas), b) Quimiosistemática, ecologia química e bioatividade do gênero Polygala, c) Síntese e Semi-síntese de moléculas ativas a partir de modelos naturais, bioensaios ezimaticos, estudos ADME e estudos de Correlação Estrutura Atividade.

Tags: bolsistas de produtividadecientistas da UFSCranking Research.comResearch.com