Casos ativos de Covid-19 continuam em queda em SC, informa núcleo da UFSC

11/04/2022 14:50

Os casos ativos de Covid-19 continuam em queda em Santa Catarina, segundo o novo informe do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense, assinado pelo professor do departamento de Economia e Relações Internacionais, Lauro Mattei. O informe semanal, que analisa dados relativos à semana de 2 a 8 de abril, indica uma redução de 10% em relação à semana anterior. Em termos absolutos, 400 pessoas deixaram de ser portadoras da doença no estado durante o período considerado.

A análise indica que tal redução é praticamente a metade da queda de casos ativos registrada na semana anterior, o que sugere uma lenta estabilização do número de pessoas positivadas, mas com um patamar absoluto considerado bastante baixo em comparação ao final de janeiro de 2022. “Nota-se que a redução dos casos ativos passou a ter correspondência também em relação ao número de óbitos, uma vez que nos últimos sete dias foram registrados mais 32 óbitos, patamar que fez a média diária desse indicador cair para 4.5 mortes/dia na semana em apreço”, sinaliza o texto.

O informativo também aponta o aumento dos casos ativos na região da Grande Florianópolis, a única do estado com esse comportamento. Já os óbitos apresentaram reduções expressivas na última semana, fazendo com que a média diária se situasse no mesmo patamar dos últimos meses de 2021. Ainda, o núcleo traz a informação de que a taxa de ocupação dos leitos UTI-SUS para Covid-19 não apresentou aumento em nenhuma região. “Sem dúvida, esse cenário de baixa ocupação da estrutura hospitalar pela Covid-19 na última semana pode ser creditado aos efeitos benéficos da vacinação completa da população contra a Covid-19, processo que contribui para evitar uma maior pressão sobre a rede hospitalar pública de saúde do estado”.

Tags: Covid-19informativo do NecatNúcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat)