UFSC na mídia: professor fala sobre economia e inovação na Rússia em meio à eclosão de conflito
Em meio à eclosão de um conflito ocasionado pela invasão à Ucrânia por tropas da Rússia, na madrugada desta quinta-feira, 24 de fevereiro, o professor do departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC Fred Leite Siqueira Campos concedeu uma entrevista à revista Época Negócios sobre a economia e a inovação nos países envolvidos no conflito.
Ele, que é coordenador do Grupo de Estudos sobre a Rússia (PRORUS), lembrou que até o final do século passado a economia da Rússia estava arrasada, com muitos pesquisadores saindo com destino às universidades americanas. “Mas o país se reergueu. Os herdeiros da URSS se reinventaram e conseguiram, de alguma forma, se desenvolver e manter seu destaque em biotecnologia.”
O professor também comentou que o país tem grandes pensadores e cientistas em todas as áreas. Ele lembra, ainda, que a Rússia tem uma lei responsável por organizar o desenvolvimento tecnológico no país, que foi modernizada no último ano. A reportagem registra que a lei direciona o foco de inovação para atividades como biotecnologia e tecnologia da informação.
O conflito
Nas últimas semanas, o mundo tem acompanhado a tensão entre Rússia e Ucrânia, conflito que teve seu ponto máximo, até o momento, com a invasão da Ucrânia por tropas militares anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin. Ele afirmou em pronunciamento à TV que os soldados ucranianos deveriam largar suas armas e voltar para casa.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky também se pronunciou, convocando os cidadãos para se apresentarem ao exército e solicitando doação de sangue. Ele disse que a Rússia atacou o país de forma covarde, em discurso transmitido via rede sociais.
Com informações da CNN Internacional