Vestibular 2022: confira respostas às principais dúvidas dos candidatos

14/01/2022 10:49

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoveu nesta quinta-feira, 13 de janeiro, uma transmissão ao vivo para oferecer orientações e responder às perguntas dos candidatos ao Vestibular UFSC 2022. A live foi agendada após o anúncio, na última terça-feira, de novas medidas sanitárias para os dias de prova, como a exigência de apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 ou teste RT-PCR não reagente.

>> Assista à live tira-dúvidas

Participaram do evento o pró-reitor de Graduação, Daniel de Santana Vasconcelos, e a presidente da Coperve, Maria José Baldessar. O Vestibular UFSC 2022, com provas presenciais, está marcado para os dias 29 e 30 de janeiro.

Além de oferecer respostas, a Coperve anunciou que fará o rastreamento de possíveis casos de contaminação com a Covid-19, e solicitou que candidatos que eventualmente apresentem sintomas até três dias após as provas entrem em contato para comunicar a contaminação. A Coperve irá alertar os demais candidatos que estiveram na mesma sala de provas onde houve a possível exposição ao vírus.

Cuidados com a saúde

O pró-reitor de Graduação e a presidente da Coperve salientaram em vários momentos da live a importância de os candidatos tomarem cuidado para preservar a saúde nestes dias que antecedem a prova. Nenhum candidato que estiver infectado com a Covid-19 poderá participar do Vestibular e também não haverá reaplicação de provas.

A professora Maria José Baldessar divulgou novamente os canais de contato com a Coperve: o e-mail coperve@coperve.ufsc.br e o plantão telefônico através do número (48) 3721-9951, que funciona das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. Também salientou que as informações sobre local de provas, confirmação definitiva de inscrição e dicas para os dias de prova estão disponíveis no site do Vestibular.

Ela também anunciou que a partir da próxima segunda-feira a Coperve começará a enviar aos candidatos inscritos uma newsletter com informações sobre o vestibular, as provas, os cuidados sanitários e esclarecimento de dúvidas. O boletim será enviado pelo e-mail cadastrado pelo candidato no momento da inscrição. Ela recomendou ainda que os candidatos acessem a seção de perguntas e respostas (FAQ) da Coperve, que está em constante atualização.

Durante uma apresentação sobre o Vestibular, a presidente da Coperve passou orientações e respondeu algumas questões relativas à segurança sanitária durante o Vestibular.

Veja as principais orientações e informações:

Certificado de vacina ou teste PCR? – O edital complementar 01/2022, publicado no dia 11 de janeiro, estabeleceu que os candidatos deverão apresentar, no primeiro dia de provas, comprovante de vacinação ou teste RT-PCR para Covid com resultado negativo. 

A recomendação da Coperve é que o candidato acesse o aplicativo ConecteSUS e faça o download do seu Certificado Nacional de Vacinação. De preferência, imprima o documento para evitar algum transtorno na hora da apresentação. A carteirinha de vacinação também será aceita, desde que esteja bem conservada e sem rasuras.

O teste PCR com resultado negativo e realizado nas 48 horas anteriores ao dia 29 de janeiro de 2022 será exigido para quem não se vacinou ou não tem como comprovar a vacinação. 

Os candidatos que não apresentarem o cartão de vacinação ou o teste não reagente, não serão admitidos nos locais de prova.

E se o candidato já estiver vacinado, mas apresente sintomas gripais? – Quem já tiver tomado a vacina mas mesmo assim apresentar sintomas nos dias que antecedem a prova deve fazer um teste PCR para verificar se está com Covid ou não. Serão aceitos os testes feitos em farmácias, bem como os testes de laboratório, desde que sejam do tipo RT-PCR.

O que fazer se testar positivo para a Covid? – Quem testar positivo para a Covid-19 não deve comparecer ao local de provas. Se o teste positivo para a Covid for com antecedência suficiente, o candidato poderá realizar um teste PCR ao final do isolamento para verificar se ainda continua contaminado.

Quantas doses da vacina? – Uma dose já habilita o candidato a participar, embora seja desejável que tenha o ciclo vacinal completo.

Será permitida alimentação? – O edital 011/2021/COPERVE estabelece que não será admitida alimentação dos candidatos durante as provas. Casos especiais de pessoas diabéticas ou que necessitem se alimentar durante as provas deverão ser comunicados aos fiscais, que conduzirão o candidato para atendimento médico. O tempo gasto em alimentação não será acrescentado à duração da prova. Também não haverá lanchonetes, food trucks ou qualquer fornecedor de alimentos nos locais de prova.

A variante Ômicron tem uma transmissão mais rápida e efetiva. Tirar a máscara para comer pode contribuir para o contágio. As equipes do Vestibular estarão treinadas para atender alunos, que porventura precisarem se alimentar durante a prova por questões de saúde.

Quais documentos levar? – Além do documento de identificação pessoal e comprovante de vacinação ou teste negativo, a Coperve sugere aos candidatos imprimir o comprovante de inscrição definitiva. O comprovante não é de apresentação obrigatória, mas para que o candidato saiba encontrar o seu local de prova. A Coperve já disponibilizou a confirmação de inscrição definitiva, locais de prova e dicas para os dias de prova no site.

Qual o tipo de máscara? – O edital indica o modelo N95 ou similar (PFF2), pois garante maior proteção ao usuário. No entanto, serão aceitas também máscaras cirúrgicas com três camadas e outros modelos. As máscaras deverão cobrir o nariz e a boca e terão que ser usadas durante todo o período em que o candidato permanecer no local de prova. A não observância dessa regra poderá causar a eliminação do candidato. A Coperve vai manter embalagens plásticas para que seja realizada a troca da máscara usada, sempre que houver necessidade.

E o celular? – O celular deve ser desligado assim que o candidato entrar no local de prova. Se o aparelho tocar durante os testes, mesmo que seja apenas o relógio, o candidato será desclassificado.

E quem tem uma condição especial? – A Coperve está se esforçando para atender a todas as condições especiais que foram informadas no momento da inscrição. Caso a condição especial tenha surgido após a inscrição, deve ser informada e comprovada à Coperve.

E no caso de teste positivo logo após as provas? – A Coperve realizará um monitoramento pós-vestibular para avaliar possíveis casos de contaminação durante o concurso ou a participação de pessoas que estavam contaminadas e não sabiam. Por isso, caso o candidato descubra que está contaminado nos primeiros dias após a prova, deve informar essa situação à Coperve, para que possa ser feito um rastreamento de contatos.

 

 

Tags: #TodosPelasVacinascoperveCovid-19UFSCUniversidade Federal de Santa Catarinavacinação contra covid-19Vestibular UFSC 2022