Professores da UFSC recebem Comenda do Legislativo Catarinense

30/11/2021 17:16

Lauro Mattei (Foto: Solon Soares/Agência AL)

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) homenageou 33 pessoas e oito entidades e empresas nesta segunda-feira, 29 de novembro, durante a sessão solene de entrega da Comenda do Legislativo Catarinense, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento estadual.  Durante a solenidade, três professores da Universidade Federal de Santa Catarina foram homenageados. A vice-reitora, Cátia Carvalho Pinto e o chefe de Gabinete Aureo Moraes, estiveram presentes, representando a UFSC.

Um dos homenageados com a Comenda foi o professor Lauro Mattei, do Departamento de Economia e Relações Internacionais, que teve seu trabalho destacado à frente do Núcleo de Estudos da Economia Catarinense (Necat) e na produção de boletins semanais sobre a pandemia de Covid-19, além de seu trabalho com a Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico da UFSC, auxiliando a Administração Central nas decisões sobre a pandemia. O professor Lauro Mattei também foi pró-reitor de Assuntos Estudantis (2012-2014) e foi indicado para a Comenda pela deputada Luciane Carminatti (PT).

Outro homenageado com a honraria foi o professor aposentado do Departamento de Ciências Sociais, Nereu do Vale Pereira, de 93 anos de idade, historiador com múltiplas obras publicadas sobre o folclore e tradições da Ilha, indicado pela deputada Marlene Fengler (PSD). Nereu foi vereador, deputado estadual e presidiu interinamente o Avaí Futebol Clube.

Foi também homenageado o professor aposentado do Departamento de Engenharia Mecânica Sérgio Colle. Durante seu período na UFSC, atuou com pesquisas na área de geração de energia eólica, geração e uso da energia solar fotovoltaica, controle térmico de satélites, sistemas híbridos diesel-fotovoltaicos, além de estudos com plantas de etanol, entre outros. Foi indicado para a Comenda pela deputada Ana Campagnolo (PSL).

A cerimônia teve transmissão ao vivo pela TVAL. Confira o vídeo na íntegra abaixo:

confira a Galeria de Fotos do Evento

com informações da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

 

 

Tags: CFHComenda do Legislativo CatarinenseCSECTCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina