‘Utilização das cascas de pinhão como adsorventes’ é tema de palestra no dia 11 de novembro
O projeto de extensão ‘Ciclo de Palestras: Química e o Cotidiano’ promove, no dia 11 de novembro, a palestra “Utilização das cascas de pinhão como adsorventes”. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link até 08 de novembro.
A palestra será ministrada pela professora Carolina Berger, do IFSC – Lages e ocorrerá das 14h às 16h por meio de vídeo conferência na plataforma Google Meet. O link de acesso será disponibilizado no dia do evento para os participantes com inscrição homologada. Os certificados serão emitidos aos participantes que apresentarem frequência maior ou igual a 75% do tempo do evento.
Sobre a palestra
O pinhão é um fruto da Araucária angustifólia, uma espécie conífera, nativa do sul do Brasil. As pinhas são compostas por sementes e falhas, as sementes são envolvidas por uma casca lenho celulósica e compõem 35 a 40% do fruto, já a falha por sua vez representa aproximadamente 70% da pinha. Tanto cascas quanto falhas são resíduos agrícolas que precisam de tempo para se decompor, mas estudos mostram seus potenciais para usos como adsorventes, na remoção de corantes, metais e demais poluentes. Nesse contexto, a palestra irá apresentar alguns estudos realizados com a casca do pinhão.
Para se inscrever, acesse aqui.