UFSC Solidária: doar Sangue e Plaquetas pela Vida

21/10/2021 16:49

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é parceira do Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOSC) na conscientização e captação de doadores de sangue e plaquetas e cadastro para doação de medula óssea. A iniciativa partiu do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape), e inicia-se no início do semestre de 2021.2.

Estudantes, servidoras(es) docentes e técnico-administrativas(os) em Educação são convidadas(os) a conhecerem o Hemosc, e agendarem sua doação. No primeiro agendamento é possível informar-se sobre a doação de plaquetas e cadastro no banco de doadores de medula óssea.

O gesto solidário é de grande importância, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda nas doações em todo o Brasil. A coordenadora do Piape, Janaina Santos, ressalta que o apelo por mais doações deve sensibilizar a comunidade universitária. 

“Ao longo da pandemia causada pelo coronavírus a UFSC criou a campanha Com Ciência, pela Vida. Desde o início buscando estimular na comunidade acadêmica valores como a solidariedade e uma consciência ética e comprometida com a vida. Esta campanha pela UFSC Solidária vem somar a esse sentimento, e irá ajudar muitas pessoas”, ressalta.

“Queremos convidar todas as pessoas aptas, especialmente os estudantes que estão ingressando agora na UFSC, a fazerem a sua doação em algum dos postos do Hemosc, com toda a segurança”, reforça Janaina. 

Alice

Um dos estímulos para a realização da campanha é a menina Alice (assista ao vídeo abaixo ou pelo link). Com apenas cinco anos, ela foi recentemente diagnosticada com Leucemia Linfóide Aguda do Tipo B (LLA – B). Ela é filha da pedagoga Barbara Wollinger Niehues, lotada na Coordenadoria de Avaliação e Apoio Pedagógico (CAAP/Prograd), servidora da UFSC desde junho de 2013. 

Esse tipo de leucemia é a mais comum em crianças. Afeta a produção das células sanguíneas do corpo e o tratamento é feito por meio de quimioterapias. A quimioterapia atinge as células cancerígenas, eliminando-as, mas como efeito colateral atinge também as células “boas”, baixando as plaquetas (responsáveis pela coagulação do sangue), a hemoglobina (causando anemia) e os leucócitos (diminuindo a capacidade do organismo se defender dos microorganismos invasores, deixando as crianças muito suscetíveis a infecções). 

O tratamento de Alice terá a duração de dois anos. “É longo e difícil, mas as chances de cura são ótimas!”, conta Barbara. “A doação de sangue e plaquetas é fundamental para essas crianças e literalmente salva suas vidas! A Alice já fez muitas transfusões e certamente fará muitas outras, em muitos momentos essas transfusões foram urgentes e salvaram sua vida, por isso campanhas de incentivo a doação são fundamentais”, reforça a servidora. 

“Fico extremamente feliz em perceber que a UFSC está lançando esta campanha, não só pela quantidade de pessoas que sei que a UFSC consegue atingir com a sua divulgação, ou pela responsabilidade social mais uma vez demonstrada por esta Universidade, mas também por ser um local que eu amo e tenho muito orgulho de trabalhar. É como se sentir acolhida e amparada no seu local de trabalho no momento de maior vulnerabilidade da sua vida. Eu agradeço imensamente!”. 

Como doar

Atualmente, as doações acontecem nos postos e hemocentros do Hemosc, localizados nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão. 

Para doar, é preciso agendar por meio do site, e atentar para algumas recomendações, essenciais para garantir a qualidade do sangue doado. Entre elas: ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, ou se for menor de idade, de 16 e 17 anos, vir acompanhado dos pais e/ou responsável legal; estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo; pesar acima de 50 kg, entre outras. 

Saiba quem pode doar sangue e plaquetas e conheça os motivos que impedem a doação no site do Hemosc

Compartilhe!

Participe da campanha UFSC Solidária contando para todo mundo que você faz parte dessa corrente do bem! Após a sua doação, publique uma foto com seu protocolo de doação nas redes sociais. Marque o HEMOSC (Instagram: @hemoscoficial e no facebook: @HEMOSC), a UFSC (@universidadeufsc) e o PIAPE (@piape.ufsc).

Tags: Calouros 2021.2campanha doação sangueHemoscPrograma Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape)UFSCUFSC SolidáriaUniversidade Federal de Santa Catarina