Projeto de extensão da UFSC debate o branqueamento racial
O projeto de extensão Ciranda Estudantil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove no dia 10 de novembro, às 18h, a roda de conversa Branqueamento Racial. O evento será realizado de forma remota e contará com a participação de Lia Vainer Schucman, professora da UFSC, doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e pelo Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade de California, ativista antirracista e pesquisadora de Psicologia e Relações Étnico-Raciais.
Esta é a quarta roda do ano promovida por este projeto de extensão que, a partir das realidades estudantis e sociais, elegem temas para serem debatidos amplamente. O tema desta edição, o Branqueamento Racial, é uma ideologia ancorada na eugenia e superioridade dos brancos em detrimento de não brancos, que guarda a sua força no colonialismo e no imperialismo.
O encontro pretende debater a presença e inclusão de estudantes negros na história das universidades brasileiras. Até que ponto esta inclusão não tem se convertido em exclusão? Será que a Universidade não tem reafirmado o branqueamento racial, de modo flagrante e sutil? Como podemos fazer o enfrentamento dessas realidades?
A inscrição poderá ser feita por meio deste link.
Mais informações em @cirandaestudantil