#TodosPelasVacinas: reitor Ubaldo reitera importância de vacinação para adolescentes
O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ubaldo Cesar Balthazar, diante das últimas decisões do Ministro da Saúde em suspender a vacinação para adolescentes, se manifestou neste sábado, 18 de setembro. Após ouvir especialistas da Universidade, o reitor fez questão de classificar como inadequada e inoportuna a decisão de Quiroga.
“A ciência e os pesquisadores condenam as medidas que excluem os mais jovens do acesso à vacina. Solicitei aos pesquisadores da UFSC informações a respeito, e todos são contundentes”. Para o professor do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia do Centro de Ciências Biológicas (MIP/CCB) Oscar Bruña-Romero, um do pesquisadores da UFSC mais requisitados para falar à imprensa, a vacinação de adolescentes é “segura e vai ajudar muito na prevenção de uma nova onda de infeção com a variante Delta do vírus. Não quer dizer que só eles precisem ser vacinados, pois mais importante ainda é aplicar também uma terceira dose nos idosos. As duas coisas deveriam ser conjuntas”.
A professora do Departamento de Saúde Pública, Alexandra Boing, explica que “a vacina para adolescentes é segura e eficaz. Ela ajuda a salvar suas vidas, diminui a chance de sequelas, reduz a quantidade de vírus circulando na comunidade, consequentemente diminui a probabilidade do surgimento de uma nova variante e contribui para menos interrupções de aulas em função de surtos. Os eventos adversos são muito raros e, em geral, de menor gravidade. Os casos de miocardite, por exemplo, são mais frequentes entre quem se infecta com o vírus do que entre quem se vacina. É inquestionável que seus benefícios são muitos superiores aos seus riscos”.
Para o reitor Ubaldo, a ausência de uma política integrada de combate à pandemia desde o início, e as orientações confusas e desencontradas têm levado a consequências irremediáveis, que já nos levaram quase 600 mil vidas. “Ouvindo à Ciência, respeitando os pesquisadores e decidindo de forma séria e responsável, temos conseguido enfrentar a pandemia na UFSC. E será assim até que tenhamos superado essa tragédia. Nossos jovens alunos e suas famílias devem confiar também na Ciência. E, em breve, estaremos juntos novamente” concluiu o reitor.
A epidemiologista e professora da UFSC Alexandra Boing fez um fio esclarecendo sobre a vacinação de adolescentes contra a covid. Confira: https://t.co/z6GilPgt3I
— UFSC (@UFSC) September 16, 2021
Leia também:
UFSC tem postos de vacinação contra Covid-19; acompanhe informações