‘Procura-se um Leitor’ promove live sobre Franklin Cascaes
O projeto de extensão Procura-se um Leitor promove, na terça-feira, às 19h, a live O Fantástico Cascaes, que será transmitida pelo canal do Youtube. Com a participação do escritor Fábio Brüggemann e do professor do Colégio de Aplicação George França, doutor em Literatura pela UFSC, será discutida a relação de Franklin Cascaes com a modernidade.
O evento parte da ideia de que o imaginário da Ilha de Santa Catarina é essencialmente um legado da colonização açoriana, com histórias de bruxas e animais como o Boitatá, em meio a ventanias e tramas fantásticas, ora engraçadas, ora amedrontadoras, contados pelos pescadores nas praias de Florianópolis.
O conjunto dessas histórias é uma fortuna cultural que Franklin Cascaes registrou ao longo de sua vida e que foi reverenciada na antologia de contos do livro 13 Cascaes. O títulose refe à participação de 13 escritores de Santa Catarina que resgataram a obra de Cascaes livremente, cada um com seu estilo. Um deles é o convidado da live, Fábio Brüggemann.
Fábio Brüggemann é bacharel em Letras, pela UFSC, escritor (com dez títulos publicados, entre poemas, contos, novela e ensaio), dramaturgo (três peças encenadas), cineasta e roteirista (uma dezena de filmes) e ex-colunista dos jornais O Estado, A Notícia e Diário Catarinense. George França é doutor em Letras pela UFSC, professor do Colégio de Aplicação e escreve literatura que guarda em gavetas. Orientou trabalhos de PIBIC-EM, que se basearam nos arquivos de Cascaes. Publicou artigos acadêmicos, textos de criação esparsos em antologias e revistas. Atualmente, estuda melodrama e prepara um volume de criação.