Professoras da UFSC lançam livro sobre neuropsicologia e terapia cognitivo-comportamental
As professoras Fernanda Machado Lopes e Natália Martins Dias, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publicaram, neste mês de julho, a obra Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental: interfaces e contribuições. O livro é pioneiro no Brasil na articulação entre essas duas áreas de aplicação e conhecimento.
A obra aborda um tema de relevância ímpar para a prática clínica em psicologia e neuropsicologia. A publicação estrutura-se em três seções e contempla: 1) os fundamentos dessa intersecção, retratando, por exemplo, como a avaliação e a intervenção neuropsicológica podem dialogar, contribuir e complementar a prática clínica da Terapia Cognitivo-Comportamental; 2) como ambas as áreas colaboram para o entendimento e atendimento dos transtornos mentais, ilustrado a partir de casos clínicos; e 3) especificidades da intersecção Neuropsi-TCC no atendimento a crianças e idosos.
O conjunto de 13 capítulos apresenta fundamentação teórica e dicas práticas de como Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental podem colaborar para nossa compreensão dos processos cognitivos e emocionais, do impacto deles no manejo de casos, e do direcionamento das melhores práticas com nossos pacientes.
O livro consolida a parceria entre os laboratórios das duas professoras na instituição: o Laboratório de Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada Linhas 3 & 4 (LPCog) e o Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar (Lance)