UFSC na mídia: Cortes no orçamento podem afetar bolsas de estudantes
O Jornal do Almoço, da NSC TV, transmitiu nesta sexta-feira, 18 de junho, uma reportagem sobre o impacto dos cortes no orçamento que a UFSC enfrenta – que pode resultar, inclusive, no congelamento de bolsas e na interrupção de projetos socialmente relevantes.
A reportagem traz uma série de entrevistas com cientistas da universidade, como os pesquisadores da equipe que trabalha no desenvolvimento de uma vacina contra a covid-19 e cuja falta de recurso é uma ameaça. O professor André Báfica, que está a frente do estudo, lembra que o corte de bolsas de pesquisa têm um reflexo no dia a dia. “Cada preocupação que eles têm, de procurar emprego e de sair da universidade, de desanimar, isso reflete nas nossas pesquisas”, afirmou, referindo-se ao papel dos acadêmicos no trabalho.
A professora Felipa Amadigi, coordenadora do Projeto Imuniza, também deu um depoimento falando sobre as bolsas dos acadêmicos que aplicam as vacinas contra a covid-19 no Drive-Thru da UFSC. A garantia dos recursos se estende somente até o dia 31 de agosto. “A sociedade é que vai perder a atuação de 20 pessoas que estão na linha de frente da campanha de vacinação se o projeto for cortado”.
Dados sobre os investimentos em pesquisa desde 2017 também foram expostos: de mais de R$ 119 milhões disponíveis em 2017, os recursos foram reduzidos a apenas R$ 22 milhões no ano passado.”No curto, médio e longo prazo nós seremos impactados por isso”, disse o secretário de Planejamento e Orçamento, Fernando Richartz. A reportagem também citou os impactos dos cortes em pesquisas como as do professor Oscar Rover, sobre células de consumo consciente. “Desde o início do ano passado estamos praticamente sem bolsistas”.