Professora da UFSC publica comentário em revista do grupo Nature
Professora e pesquisadora da UFSC, Regina Rodrigues publicou um comentário na revista Communications Earth & Environment, do grupo Nature, sobre as dificuldades de pesquisa científica no Sul Global partindo da perspectiva dos estudos climáticos. “Em um mundo onde os humanos podem desequilibrar o sistema climático, os cientistas do clima devem vir, considerar e trabalhar pelas sociedades ao redor do mundo”, declara.
O argumento de Regina aponta que para integrar uma infinidade de perspectivas e alcançar progresso num dos problemas mais difíceis do planeta, o aquecimento global, são necessárias pessoas com diferentes experiências. “Precisamos integrar o conhecimento no Sul Global com os países mais ricos; e precisamos reunir nosso lado humano, criativo e compassivo com a análise científica”.
Num paralelo com a falta de integração entre o Norte e o Sul Global, diz Regina, a ciência sofre com a falta de inclusão de diversidade. “Como já foi dito muitas vezes, só resolveremos os problemas mais desafiadores da humanidade, como a crise climática, se pudermos construir em uma ampla gama de ideias. Mesmo assim, ainda vejo universidades aceitando alunos de pós-graduação ou contratando pesquisadores de pós-doutorado e professores de grupos minoritários apenas quando eles se originam de universidades renomadas”, comenta a professora da UFSC.
Porém, Regina vê ações positivas como a iniciativa do All Atlantic Ocean Research Alliance da Comunidade Europeia que está financiando projetos através do Horizon 2020 para pesquisadores brasileiros trabalharem com seus pares europeus e evitar o que se chama de “ciência helicóptero”, onde cientistas de países ricos com fundos “voam” para países menos desenvolvidos e fazem a pesquisa sem interagir com pesquisadores locais, dar crédito ou benefícios aos mesmos. Vários grupos da UFSC estão participando desta iniciativa.
Confira o comentário completo em inglês aqui.