Setor de hemodiálise do HU oferece suporte a pacientes durante a pandemia

19/04/2021 10:23

A pandemia trouxe desafios inéditos para todas as áreas do setor de saúde, mas algumas atividades não puderam ser interrompidas e, para isso, equipe de funcionários, pacientes e até a estrutura física tiveram de passar por adaptações, garantindo a manutenção do serviço e a segurança de todos os envolvidos. É o caso do setor de hemodiálise, uma atividade que atende pacientes internados no HU em regime de 24 horas e pacientes externos, regulados, em horários fixos.

A chefe da Unidade do Sistema Urinário, Alzira Testoni, explicou que o setor teve de se ajustar rapidamente à nova realidade, criando áreas específicas para atender pacientes com Covid. “A equipe encarou o desafio, se organizou e conseguimos estruturar o serviço”, explicou Alzira, que é enfermeira especialista em Nefrologia.

Segundo ela, além do atendimento a pacientes internados e casos de emergência, o setor trabalha com 52 vagas para pacientes externos (que chegam pelo sistema de regulação), sendo que há usuários que estão há 14 anos sendo atendidos no HU. “A equipe tem uma profunda ligação com os pacientes, pois estamos permanentemente em contato”, disse a chefe, ressaltando que os pacientes são atendidos pela equipe multiprofissional e pelos 20 profissionais fixos do setor.

Este envolvimento se reflete em ações que são realizadas todo o ano, buscando ajudar os pacientes a enfrentar tanto a rotina do tratamento, que costuma ser longo, quanto situações específicas, como as dificuldades advindas com a pandemia.

“O paciente não pode ficar em casa, pois precisa continuar o tratamento; muitos dependem do transporte público e têm a imunidade baixa. Por isso, orientamos a redobrar os cuidados com distanciamento social, higienização e damos informações sobre nutrição, cuidados pessoais e outros detalhes, sempre com a participação da equipe multiprofissional”, explicou.

Outro fator que afeta os pacientes é a questão social. “Alguns pacientes são trabalhadores informais e, com a pandemia, estas famílias ficaram ainda mais fragilizadas. A equipe se mobiliza sempre que possível, em parceria com o Serviço Social do HU, para ajudar estas pessoas”, disse.

“Estas atividades ganharam um peso extra na pandemia, mas a solidariedade e o envolvimento da equipe com os pacientes são permanentes aqui no nosso setor. Comemorações de aniversário, Páscoa, Natal e outros já fazem parte do nosso calendário anual e isso ajuda os pacientes a enfrentarem as dificuldades, fortalece e dá ânimo para a própria equipe”, avaliou a chefe.

 

Unidade de Comunicação Social do HU

Tags: Hospital UniversitárioHUUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina