Equipes de Enfermagem do HU-UFSC garantem atendimento por telemedicina a pacientes

14/04/2021 15:47

As equipes de Enfermagem do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) adotaram o sistema de telemedicina em algumas áreas para garantir o atendimento durante a pandemia, com foco na segurança do paciente e na necessidade de reduzir o fluxo de pessoas nas instituições de saúde. O sistema foi adotado conforme regulamentação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), com base na Resolução 634/2020.

A primeira teleconsulta da equipe de Enfermagem do HU foi realizada em dezembro do ano passado, com a equipe do Grupo de Enfermagem em Diabetes. Os pacientes que foram atendidos no hospital e necessitavam de atendimento da Enfermagem receberam orientações sobre autocuidado e encaminhamentos para contrarreferência. Todos os profissionais passaram por capacitação para fazer o atendimento virtual.

Uma outra iniciativa neste sentido no HU foi adotada pela equipe da Central de Incentivo ao Aleitamento Materno. Com a pandemia, as enfermeiras passaram a atender mães que tiveram alta de forma remota, dando orientações e respondendo dúvidas em contatos periódicos. O trabalho atingiu um índice de 92% de satisfação, segundo levantamento entre as pessoas envolvidas.

Para falar sobre estas experiências e outros pontos relativos à teleconsulta, será realizada uma palestra virtual nesta quinta-feira (15 de abril) com o tema “Gestão e Inovação em Tempos de Pandemia: teleatendimento e teleconsulta como práticas na atenção à saúde”, com a enfermeira Silvana Alves Benedet, chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFSC, que acompanhou todos os trabalhos realizados pelas equipes desde a primeira teleconsulta.

A palestra virtual poderá ser acessada a partir das 18h no Canal Gepades, no YouTube, e faz parte do Webinário “Boas Práticas de Gestão do Cuidado no Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 em Hospitais Universitários”, tendo como cenário a realidade do HU-UFSC.

Silvana Benedet avalia as experiências como positivas. “Apesar da prática ser recente, a experiência nos mostrou que estas estratégias devem ser fortalecidas na instituição, tornando-se um recurso importante para a prática assistencial. Este recurso mostrou-se valioso como forma de garantir o apoio e a continuidade do cuidado, evitando o deslocamento ao hospital, considerando os riscos relacionados à quebra do distanciamento social neste momento de pandemia”, afirmou.

Unidade de Comunicação Social/Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago/HU-UFSC

 

Tags: HUtelemedicinaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina