Grupo interdisciplinar do HU lança nova versão de manual sobre cuidados com a pele

18/03/2021 10:02

O Grupo Interdisciplinar de Cuidados com a Pele (GICPel) do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) lançou uma nova versão do manual voltado para os profissionais da área de saúde da instituição, com orientações, procedimentos e técnicas para prevenção e tratamento de feridas de pacientes atendidos no HU. O documento está disponível para download na área da Enfermagem no site do HU.

Trata-se do Manual de Consulta Rápida – com a atualização dos Materiais Padronizados para o Tratamento de Feridas, e traz, nesta versão, os algoritmos de prevenção, conforme o risco (alto, moderado e baixo) e de conduta terapêutica, e os instrumentos de avaliação de pessoas com lesões em atendimento ambulatorial e internados no hospital.

O GiCPel é uma equipe formada na sua maioria, por profissionais enfermeiros, com representantes de todas as unidades assistenciais do HU, professoras do Departamento de Enfermagem e, entre estes, vários especialistas na área de Estomaterapia e Dermatologia, além de profissionais das áreas relacionadas ao controle de infecções hospitalar e segurança do paciente. Na prática, são profissionais capacitados para dar orientação sobre prevenção e tratamento de lesões de peles de pacientes, tanto durante a internação quanto após a alta hospitalar.

“O objetivo, de uma forma ampla, além de divulgar os materiais padronizados para a prevenção e tratamento de pessoas com lesões de pele, é a busca por conhecimento baseando-se nas melhores evidências na área, para assim construir instrumentos de avaliação e definir condutas, socializando com a equipe de saúde em busca de uma assistência de qualidade e a otimização de recursos,” explicou a enfermeira Maria Terezinha Honorio, coordenadora do GICPel-HU. Segundo ela, o HU-UFSC, por se tratar de um hospital de ensino, também tem responsabilidade na construção de conhecimento junto à academia, no que se refere às novas tecnologias nesta área.

A subcoordenadora do grupo, a enfermeira Isabel Maliska, explicou que o manual faz parte de uma série de ações desenvolvidas no HU e será lançado, oficialmente, durante a Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio, com objetivo de difundir ainda mais os conhecimentos sobre o tema. O GICPel é um grupo interdisciplinar, a exemplo de outros em toda rede nacional, que iniciou suas atividades em 1994 e foi formalizado em 2002.

Isabel Maliska explicou que a criação do grupo surgiu da necessidade de atualização sobre cuidados na área de prevenção e tratamento de pessoas com lesão de pele. “E, ao longo dos anos, tem buscado desenvolver atividades junto aos profissionais de saúde e acadêmicos, visando a capacitar, incentivar, produzir e socializar conhecimentos, fortalecendo o desenvolvimento de ações para a prevenção e tratamento de feridas, com o compromisso com a qualidade na assistência, contribuindo para uma melhor qualidade de vida, redução no tempo de internação e com a otimização de recursos”, reforçou.

Unidade de Comunicação Social/Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC)

 

Tags: Grupo Interdisciplinar de Cuidados com a PeleHospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São ThiagoHUUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina