Ligados à ONU, projetos da UFSC lançam página voltada à migração, refúgio e direitos humanos
Está disponível ao público a página Migrantes, Refugiadas e Refugiados SC, uma das ações da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) na Universidade Federal de Santa Catarina. A iniciativa conta com a parceria do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (UNHCR/ACNUR) e busca reunir dados e notícias sobre as temáticas de migração, refúgio e direitos humanos.
No website, é possível acessar informações sobre pesquisas, projetos de extensão e iniciativas de associações de migrantes e refugiados. Também são disponibilizados guias práticos de proteção, documentação e direitos no Brasil, por meio da seção Help.
Desde 2003, centros universitários nacionais colaboram com a ACNUR na promoção de ensino, extensão e pesquisa voltados à população em condição de refúgio. Na UFSC, a CSVM apoia a oferta de disciplinas e cursos sobre a temática e pesquisas em todos os níveis, além de projetos de extensão.
Entre as atuações dos projetos de extensão, já foram realizados mais de 30 mil atendimentos a imigrantes e refugiados de 62 nacionalidades. Além disso, há também impacto por meio das publicações e materiais que são produzidos pelos projetos e utilizados por organizações, serviços e entidades. A CSVM na UFSC ainda atua no GT de Migrações da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) e no Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados da Grande Florianópolis (GAIRF).
Conheça os projetos de extensão pertencentes à CSVM na UFSC
Clínica Intercultural (NEMPsiC)
Os atendimentos ocorrem pelo Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI), localizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC) e atualmente atendendo com Plantão de Atendimento Psicológico em modalidade não-presencial. A solicitação de atendimento pode ser feita através do e-mail do serviço (sapsi@contato.ufsc.br).
Direito à cidade para imigrantes e refugiados na Grande Florianópolis (ver mais)
Ligado ao Departamento de Geociências/CFH e em parceria com o Serviço Pastoral dos Migrantes de SC, o projeto visa a efetivação de ações sociais de auxílio e acesso aos serviços públicos e a opções de lazer para imigrantes e refugiados. Também são produzidos guias e materiais a partir de levantamentos de dados e serviços para este público. Contato pelo email (m.h.lenzi@ufsc.br).
Núcleo de Apoio a Imigrantes e Refugiados (NAIR/Eirenè)
O Eirenè: Centro de Pesquisas e Práticas Decoloniais e Pós-Coloniais aplicadas às Relações Internacionais e ao Direito Internacional desenvolve, desde 2014, ações de Extensão por meio do seu Núcleo de Apoio a Imigrantes e Refugiados (NAIR/Eirenè) Os extensionistas do Eirenè, vinculados aos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais e em Direito, promovem atenção direta ao público migrante na Defensoria Pública da União, que atualmente atende de forma remota. Os imigrantes que buscam atendimento podem contactar pelo Whatsapp no número (48) 3221-9420 ou pelo e-mail (imigrantes.sc@dpu.def.br).
Português como Língua de Acolhimento (PLAM/NUPLE)
O projeto visa dar aulas de português para estrangeiros com visto humanitário ou em condição de refúgio. O PLAM atende a comunidade imigrante desde 2016 e mais informações sobre novas turmas podem ser obtidas pelo e-mail (nuplecce@gmail.com).
Visite a página e saiba mais.