Doutoranda da Pós em Jornalismo vence o prêmio Francisco Morel, da Intercom

10/12/2020 08:02

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (PPGJOR), Jessica Gustafson Costa venceu a edição 2020 do Prêmio Francisco Morel concedido pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. O prêmio destaca pesquisas de mestrado, apresentadas nos grupos de pesquisa da entidade durante seu encontro anual. Jessica era uma das três finalistas e venceu com o trabalho Conhecimentos Localizados no Jornalismo: Uma proposta de sentido de objetividade que potencialize os projetos feministas. O anúncio foi feito na noite de quarta-feira, 9 de dezembro, durante o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado pela internet com organização da UFBA.

“É com muita alegria que recebo o prêmio Francisco Morel, da Intercom, evento que participo sempre e que tem um importante papel na minha formação como pesquisadora, sempre possibilitando que nossos trabalhos sejam debatidos junto aos colegas, promovendo novas e boas reflexões”, disse. “Fico ainda mais feliz por ser especificamente esse artigo, que trata sobre a construção de uma perspectiva feminista dentro do jornalismo, reconhecendo a importância da articulação entre as teorias do campo e os estudos de gênero”, completa a pesquisadora.

Jessica concluiu seu mestrado em junho de 2018, quando foi orientada pela professora Daiane Bertasso Ribeiro. No mesmo ano, ingressou no doutorado, onde permanece pesquisando. Em 2019, ela lançou o livro “Jornalistas e Feministas: a construção da perspectiva de gênero no jornalismo” (Ed. Insular). Atualmente, Jessica é também professora substituta no Departamento de Jornalismo da UFSC.

 

Tags: IntercomjornalismoPós em JornalismoPrêmio Francisco MorelUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina