PET Letras promove ‘I Jornada de Educação e Diversidade: por uma educação anticapacitista’

26/11/2020 11:40

O Programa de Educação Tutorial dos cursos de Letras da Universidade Federal de Santa Catarina promove nos dias 2 e 3 de dezembro a “I Jornada de Educação e Diversidade do PET Letras UFSC: por uma educação anticapacitista”, com palestras e mesas redondas on-line. O evento busca difundir práticas e ações afirmativas em prol da equidade e da inclusão social. Idealizado pela petiana Ana Maria Santiago, a Jornada “surge da necessidade de se promover discussões que não só considerem a diversidade e as diferenças no âmbito da educação, mas também sejam constituídas, dentro das possibilidades, pelos próprios sujeitos”. Capacitismo designa discriminações contra pessoas com deficiência.

As inscrições podem ser realizadas aqui.

A Jornada será totalmente on-line e é uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre educação e diversidade na atualidade e assumir uma postura anticapacitista.

A palestra de abertura, “Educação e Diversidade: o que é capacitismo?”, estará a cargo da professora Adriana Dias. Haverá a participação de Acauã Pozzino, Saulo Wellington e João Gabriel Ferreira na mesa “O (anti)capacitismo no âmbito universitário” e dos professores/as Luana Tillmann, Tarso Germany Dornelles e Luciana Viegas na mesa “Professores/as por uma educação anticapacitista”. O evento contará com interpretação para Libras.

Mais informações no site do PET-Letras, coordenado atualmente pelo  professor Carlos Rodrigues, ou pelo Instagram e Facebook.

Tags: Educação anticapacitistaletrasLibraspet letrasUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina