Professora e doutorandos da UFSC publicam pesquisa sobre modelo preditivo de evasão
A professora Andressa Sasaki Vasques Pacheco, do Departamento de Ciências da Administração (CAD), e os doutorandos Fernanda Cristina da Silva e Thiago Luiz de Oliveira Cabral, do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publicaram o artigo Evasão ou Permanência? Modelos Preditivos para a Gestão do Ensino Superior na Education Policy Analysis Archives (Qualis A1).
A pesquisa teve como objetivo propor modelos estatísticos preditivos para a gestão da evasão em cursos do ensino superior. O estudo foi aplicado em 2991 alunos de quatro cursos de graduação a distância da UFSC, utilizando o método de Regressão Logística Binária, e gerou um modelo de previsão de evasão para cada um dos cursos analisados. Após dois anos, foi constatada a precisão de 90% do modelo proposto.
O artigo auxilia na revisão de políticas de gestão educacional por meio da identificação precoce dos alunos em risco de evasão, bem como das variáveis que influenciam a permanência e evasão. “Os resultados desta pesquisa permitiram concluir que a utilização de modelos preditivos pode fornecer aos gestores universitários e às políticas públicas educacionais o direcionamento necessário para tomar conhecimento dos principais aspectos que impactam na evasão dos cursos de graduação, assim como apontar, com alto nível de confiança, os alunos com maiores riscos de evasão”, traz o texto nas considerações finais.
> Clique AQUI para acessar a íntegra do artigo