Secretaria de Cultura e Arte está com inscrições abertas para o ‘Experimenta Pandêmico’
A Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulga a Chamada Pública 001/2020/SECARTE. O documento visa selecionar propostas artísticas e culturais, nas mais diversas linguagens, para apresentação em plataforma digital no evento Experimenta Pandêmico. Este ano, em virtude da pandemia de Covid-19, a quinta edição do Experimenta será realizada inteiramente de forma virtual, de 26 de outubro a 1º de novembro.
Podem participar os servidores docentes e técnico-administrativos integrantes do quadro de pessoal permanente da UFSC, no efetivo exercício de suas atividades, e alunos regularmente matriculados. As inserções estão abertas até 30 de setembro e serão realizadas exclusivamente em formulário eletrônico disponível no site da SeCArte.
A proposta de produção artística deverá ser apresentada nos formatos de mídia de áudio, imagem ou vídeo (teatro, oficina, exposição virtual, performance, leitura, curta metragens, longa metragens, música, dança, design, dentre outros).
Para as propostas em vídeo, o proponente deverá disponibilizar, no formulário de inscrição, o endereço eletrônico da atividade nas plataformas de vídeos Vimeo ou YouTube. O vídeo postado no YouTube pode ser definido como “público” ou “não listado”. No caso das inscrições de atividades artístico-culturais em áudio ou imagem, o proponente deverá informar no formulário de inscrição o endereço eletrônico de um serviço que armazene e disponibilize arquivos digitais por tempo indeterminado, como, por exemplo Google Drive ou Dropbox.
“É possível fazer arte na Pandemia?”, questiona a secretária de Cultura e Arte da UFSC, Maria de Lourdes Alves Borges. Segundo ela, esse é o desafio que nos é colocado nesse 5° Experimenta. “A SeCArte chama a todos e todas que fazem parte da UFSC para enviar seus trabalhos, para fazermos uma grande mostra virtual da arte na UFSC. Podem ser enviados vídeos, áudios e imagens de várias linguagens artísticas: cinema, dança, teatro, poesia, performance. A arte é capaz de sobreviver e se reinventar nesse momento trágico da humanidade”, declara Maria de Lourdes.
O Experimenta Pandêmico objetiva incentivar a participação e o envolvimento de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores em atividades artístico-culturais desenvolvidas pela UFSC. O evento é realizado pela SeCArte com o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC) e do Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN).
Mais informações na página da ação e pelo e-mail experimenta.secarte@contato.ufsc.br.