Livro traz casos reais de Engenharia para facilitar aprendizagem de sistemas dinâmicos

04/06/2020 15:57

Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), José Carlos de C. Pereira é o autor do livro Fundamentos da análise de sistemas dinâmicos, lançado pela Editora da UFSC.  Esta obra da Série Didática é voltada a graduandos de Engenharia Mecânica e áreas correlatas que tenham, em sua grade curricular, disciplinas com enfoque em dinâmica de elementos estruturais elásticos.

Os conteúdos abordados visam agregar conhecimentos que permitam aos estudantes aplicá-los no projeto de componentes mecânicos solicitados dinamicamente, juntamente com os conceitos de falha por fadiga. São desenvolvidos modelos de sistemas mecânicos de concepção simples, porém de fácil identificação com sistemas reais de Engenharia, como suspensões veiculares, trens de engrenagens, trens de pouso e máquinas rotativas.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), o professor José Carlos tem dois mestrados na área e doutorado no Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (1996). Ele é docente na UFSC desde 1998 e atua na área de Análise e Projeto Mecânico, com ênfase em Dinâmica de Sistemas Mecânicos e Análise de Estruturas em Materiais Compostos.

Com informações da Equipe de Divulgação EMC/UFSC

Tags: Engenharia MecânicalivroUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina