DIVULGA UFSC – 26/06/2020 – Edição 1450

26/06/2020 12:16

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 26/06/2020 – Edição 1450
Coronavírus: pessoas com deficiência e coabitantes podem ser cadastrados como Grupo de Risco na UFSC
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp/UFSC) informou, nesta quarta-feira, 24 de junho, por meio de ofício circular, que os servidores técnico-administrativos e docentes que possuem deficiência, assim como os que coabitam com pessoas pertencentes ao Grupo de Risco de contágio para a Covid-19 poderão ser cadastrados como membros desse Grupo na estrutura organizacional da UFSC. A medida servirá para subsidiar o planejamento da Administração Central e gestores quando for possível retornar às atividades presenciais. Com a mudança, outras especificidades passam a compor o Painel do Grupo de Risco, ferramenta on-line acessível a gestores, que aponta quais as pessoas que não podem trabalhar presencialmente durante a pandemia. Continue a leitura»».


Tecnologias digitais em Educação: abertas inscrições para cursos onlines

Estão abertas as inscrições para os cursos oferecidos pelos Núcleos de Produção de Conteúdos Digitais. Os cursos abordam temáticas relacionadas ao uso de tecnologias digitais em Educação, são gratuitos e no formato não presencial. Podem inscrever-se a comunidade interna e externa da UFSC e serão realizados entre 22 de junho e 30 de novembro de 2020. Mais informações no site da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Núcleo da UFSC promove debate sobre retorno das atividades presenciais

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo/CFH) promoveu o debate Como e quando poderemos retornar às atividades presenciais na UFSC?, disponível no canal do YouTube do NEPEGeo. A atividade contou com a participação dos professores Fabrício Augusto Menegon, Chefe do Departamento de Saúde Pública da UFSC e Antonio Alberto Brunetta, diretor do Centro de Educação da UFSC. Mais informações.


Gestão

Lançado Manual de Gestão de Riscos da UFSC

O Departamento de Gestão Estratégica (DGE/Seplan), lançou o Manual de Gestão de Riscos da UFSC, que apresenta as diretrizes, a metodologia de trabalho e as ferramentas de gestão a serem utilizadas na elaboração de Planos de Gestão de Riscos em todas as unidades da Universidade. O DGE também publicou a minuta da Política de Gestão de Riscos da UFSC, que se encontra em estágio de deliberação pelo Conselho Universitário, e os modelos de documentos a serem utilizados pelas unidades na elaboração de seus Planos de Gestão de Riscos. Continue a leitura»».


Extensão

Projeto de extensão da UFSC auxilia rede pública de ensino durante pandemia

Sem previsão de retorno atividades presenciais de ensino, uma equipe formada por professoras e alunos da UFSC, dos centros de Educação e de Ciências Físicas e Matemáticas, elaborou um projeto de extensão para auxiliar, de forma online, profissionais e estudantes da rede estadual de ensino. O objetivo da iniciativa é proporcionar apoio pedagógico aos alunos e professores, da rede pública de ensino, nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Este suporte será desenvolvido por meio de plataformas de comunicação online. Continue a leitura»».

Pacientes com disfagia fazem consultas de fonoaudiologia a distância durante pandemia

O teleatendimento foi a saída encontrada pelos profissionais de Fonoaudiologia para atender alguns pacientes do HU que são encaminhados para o Ambulatório de Disfagia e Voz, Área F, por causa das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19. As teleconsultas são realizadas com autorização do paciente, em uma sala do Bloco Didático, duas vezes por semana. A atividade é feita com pacientes com disfagia (dificuldades para engolir alimentos ou líquidos) e com alterações vocais que tiveram alta hospitalar. Continue a leitura»».

Erosão costeira é tema de roda de conversa nesta sexta

Nesta sexta-feira, 26 de junho, às 19h, o canal Ecoando Sustentabilidade, uma iniciativa de professores e estudantes da UFSC, apresenta a roda de conversa Erosão costeira em tempos de mudança climática – quais são os caminhos para a sustentabilidade. Os professores Venerando E. Amaro (UFRN) e Pedro S. Pereira (UFSC), especialistas na dinâmica de praia e processos erosivos, vão trazer informações para compreender a erosão costeira e as soluções para enfrentar esse problema que já afeta milhares de pessoas ao redor do globo.  Continue a leitura>>.

Live no dia 29 abordará pandemia e violações de direitos humanos nas prisões

O Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH) e e Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia, ambos da UFSC, convidam para Conversas sobre direitos humanos: Pandemia e violações de direitos humanos nas prisões”, no dia 29 de junho, no Canal YouTube do IMDH. A Live será acessível em Libras, sob responsabilidade do Programa de Extensão TILSJUR (Tradutores e intérpretes de línguas de sinais na esfera jurídica) da UFSC,  e contará com a participação da professora Marília Budó (CCJ), e moderação do professor Sandor Bringmann (CFH). Continue a leitura»».


Pesquisa

Professor do CCA explica nuvem de gafanhoto

Conforme Alex Sandro Poltronieri, professor do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFSC), o início de uma nuvem de gafanhotos ocorre devido a condições climáticas favoráveis, porque populações de insetos são afetadas por fatores como temperatura e chuvas. ‘Neste sentido, é possível que devido ao inverno, com temperaturas elevada para o período e os baixos índices pluviométricos possam ter contribuído para o surgimento de elevadas populações de gafanhotos. Entretanto, este não é o único fator, pois a ação humana pode ter sua parcela de culpa devido a destruição de habitats naturais e uso abusivo de pesticidas que podem eliminar os inimigos naturais destes gafanhotos’, explicou. A entrevista está disponível neste link.

3º boletim sobre Química Computacional traz entrevista com professor Gabriel Merino

O Departamento de Química (QMC/UFSC) lançou a terceira edição do QComp, boletim sobre Química Computacional. Nesta, o layout foi renovado para que a leitura se torne mais proveitosa. O destaque está na entrevista com o professor Gabriel Merino, do Departamento de Física Aplicada do Centro de Investigação e Estudos Avançados (Cinvestav), no México. Continue a leitura>>.

Pós-doutorando é selecionado para participar de encontro com Prêmios Nobel

O pós-doutorando Domingos Lusitaneo Pier Macuvele, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSC, foi um dos 660 jovens cientistas selecionados para participar do 70º Lindau Nobel Laureate Meeting. O evento promove anualmente encontros entre os mais promissores pesquisadores do mundo e vencedores do Prêmio Nobel. A próxima edição está programada para ocorrer de 28 de junho a 3 de julho na cidade de Lindau, na Alemanha. Mais informações.


Comunidade

Prefeitura de Florianópolis divulga pontos de vacinação contra a gripe por agendamento

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, divulga novos pontos de vacinação contra a gripe. Agora a imunização será feita mediante agendamento com alguns centros de saúde. Nos pontos da região continental e nos Centros de Saúde Costeira e Tapera, não será preciso agendamento. Mais informações.

Professor da UFSC debate situação da pandemia na Câmara Municipal de Florianópolis

Nesta sexta-feira, 26 de junho, às 14h, a Câmara Municipal Florianópolis em parceria com o Grupo de Trabalho Covid-19 da UFSC, representado pelo professor Oscar Bruna-Romero, realiza a apresentação sobre a situação da pandemia em Florianópolis e em Santa Catarina. Para participar, acesse a plataforma Zoom neste link ou digite o ID do webinar: 876 9597 1955 e a senha: 862032. Mais informações: lino.fbp@ufsc.br.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.