Projeto de extensão da UFSC auxilia rede pública de ensino durante pandemia

25/06/2020 15:05

Com o atual cenário de pandemia causado pelo novo coronavírus, as atividades presenciais de ensino foram suspensas ainda no mês de março como medida de reduzir o o contágio. Sem previsão de retorno, uma equipe formada por professoras e alunos da Universidade Federal de Santa Catarina, dos centros de Educação e de Ciências Físicas e Matemáticas, elaborou um projeto de extensão para auxiliar, de forma online, profissionais e estudantes da rede estadual de ensino.

O objetivo da iniciativa é proporcionar apoio pedagógico aos/as alunos/as e professores/as, da rede pública de ensino, nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Este suporte será desenvolvido por meio de plataformas de comunicação online.

Com isto, “esperamos estreitar as relações entre universidade e as escolas, nesse momento de pandemia, estabelecendo um diálogo horizontal entre os/as sujeitos/as que ocupam esses espaços, a fim de construir parcerias e trocas de experiências pedagógicas diante desse cenário. Ainda, esperamos contribuir e auxiliar os/as alunos/as com os estudos dos conteúdos das áreas de Ciências da Natureza e Matemática”, aponta a professora e coordenadora do projeto, Maria Carolina Machado Magnus (CED).

A indicação de materiais e atividades complementares e auxílio na resolução de exercícios são alguns dos tipos de apoio oferecidos aos alunos da rede pública, explica Maria Carolina. E o funcionamento é simples, basta enviar e-mail com as seguintes informações: etapa de ensino, disciplina e conteúdo que está com dificuldades. Na sequencia é marcada uma reunião online para auxiliá-lo em suas demandas.

Para os professores, o projeto realiza encontros quinzenais para troca de experiências. O próximo está agendado para o dia 6 de julho, às 16h30, pelo endereço https://meet.jit.si/apoiopedag%C3%B3gico, onde se discutirá o processo de avaliação em tempos de aulas remotas.

O projeto conta também com a colaboração das professoras Gabriela Kaiana Ferreira (CFM) e Aline Rocha (CED), e dos voluntários e alunos Matheus Cardoso da Cunha e Lucas Albuquerque do Nascimento.

Mais informações: apoioufsc.cienciasmatematica@gmail.com

Tags: CEDCFMcoronavírusUFSC