Debate aborda os princípios da permacultura aplicados à arquitetura
Os princípios da permacultura aplicados à arquitetura são o tema do próximo debate on-line promovido pelo Núcleo de Permacultura (NEPerma) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A transmissão ao vivo será realizada nesta quinta-feira, 18 de junho, às 14h, no canal do NEPerma no YouTube.
A professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC Soraya Nór e as arquitetas Julia Lahm e Carolina Dal Soglio falarão sobre como a permacultura muda a forma de se projetar abrigos humanos e meios de colocá-la em prática. Também serão abordados os principais conceitos sobre planejamento, materiais e técnicas utilizadas para projetar e construir com menos impacto ambiental.
A permacultura é uma ciência socioambiental de planejamento de assentamentos humanos autossustentáveis, que evoluem naturalmente em relacionamentos dinâmicos e renováveis com o ambiente ao seu redor. Isto é, estuda como tornar realmente sustentáveis os locais onde existem humanos. Segundo seu criador, Bill Mollison: “Permacultura é o planejamento consciente e a manutenção de ecossistemas produtivos que mantenham a diversidade, a resiliência e a estabilidade dos ecossistemas naturais. É a integração harmoniosa das pessoas na paisagem promovendo fornecimento de alimentos, energia, moradia e outros materiais e necessidades não materiais de forma sustentável. Sem agricultura permanente não há possibilidade de uma ordem social”.
Debates on-line
Desde o começo do isolamento em decorrência da pandemia de Covid-19, o NEPerma promove sessões on-line de debates ao vivo todas as quintas-feiras, às 14h, pelo Youtube. Confira as transmissões anteriores:
23/4 – Permacultura e novos rurais
7/5 – Gestão de águas na permacultura
14/5 – Permacultura e reforma agrária
21/5 – Permacultura: do plantio ao prato
28/5 – Permacultura urbana
4/6 – Plantas medicinais e permacultura
11/6 – Histórias: as permaculturas ao longo do tempo
Mais informações na página do Núcleo de Permacultura.