Editora da UFSC relança livro ‘Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica’
No ano em que se completaram 22 anos do lançamento do livro Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica, de autoria do professor do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Walter Antonio Bazzo, a Editora da UFSC publicou sua sexta edição. É incluído um posfácio do autor, no qual ele diz: “o que mais nos encoraja a afirmar o sucesso dessa empreitada é a mudança de postura dos alunos com relação à abrangência da ação da engenharia, que passou de meramente instrumental para contextualizada em consonância com os novos problemas civilizatórios”.
Na obra revisada, o leitor encontrará uma análise crítica do ensino tecnológico, com ênfase nas escolas de engenharia no Brasil. Ela é uma contribuição para a consolidação de uma política mais eficiente de formação do corpo docente, que propõe atividades, leituras e inserções, centrando-se na premissa básica de que o ensino de engenharia somente sofrerá alguma modificação consistente se a comunicação docente voltar-se para esse intento.
Bazzo considera que é necessário criar uma conexão entre engenharia, tecnologia, cultura e sociedade, e a abordagem do assunto vem fundamentada em três eixos direcionadores: a) estudo dos pontos básicos da relação professor/aluno; b) levantamento das implicações decorrentes da falta de análise da relação entre ciência, tecnologia e sociedade na filosofia dos cursos tecnológicos; c) reflexões sobre questões didáticas, pedagógicas e epistemológicas.
Mais informações no site do EMC.