Vestibular 2020: candidatos saem confiantes no segundo dia de provas
Neste segundo dia de provas do Vestibular 2020 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), realizado neste domingo, 8 de dezembro, muitos candidatos saíram confiantes dos locais de prova. Após os exames de Ciências Humanas e Sociais, Física e Química, os estudantes já se mostravam focados no último dia de prova, a segunda-feira, quando deverão fazer a redação e responder quatro questões discursivas.
Vitor, 20, presta seu segundo vestibular para Agronomia na UFSC. O candidato de Florianópolis, destacou que as provas exigem conhecimento, mas não são exaustivas: “o Vestibular é diferente do Enem, porque a prova é feita para quem estudou, mas não contém ‘pegadinhas’, nem é muito extensa”.
Para Júlia, 26, que veio do Rio de Janeiro para concorrer a uma vaga para o curso de Direito na UFSC, as provas não têm sido muito difíceis, “porque cobram dos candidatos que entendam as disciplinas. Não há fórmulas de memorização, nem surpresas. É uma prova que passa confiança a quem estudou para entender os conteúdos”.
Gabriel, 20, saiu da prova confiante na aprovação. Morador de Florianópolis, ele escolheu o curso de Educação Física pela estrutura oferecida. “Meu pai estuda aqui na UFSC e sempre fala muito bem daqui, a universidade é conhecida pela qualidade”. Sobre as provas objetivas, Gabriel comenta que teve mais facilidade nas provas de domingo.
Beatriz, 18, fez seu primeiro vestibular este ano. Natural de Florianópolis, a candidata para o curso de Ciências Biológicas gostou da prova de História. “Achei muito boa, focou na realidade de viver em uma sociedade eurocentrista, com questões relevantes ao momento atual”. Para Beatriz, as provas de Física e Matemática estavam bem difíceis. “Estava nervosa no início. Mas eu sentei perto da janela e a paisagem, o dia bonito ajudou bastante para que eu me acalmasse”, conta.
Tainara, 23, acredita que será aprovada para o curso de Nutrição. “Achei todas as provas objetivas fáceis, agora estou mesmo preocupada com a redação amanhã”. A estudante disse ter se preparado muito para prestar o Vestibular, e isso a deu tranquilidade. “Terminei a prova uma hora antes do horário permitido para sair. Me inscrevi por cotas e era a única negra na sala, espero que essa vaga seja minha”, torce.
Pablo, 18, não sente que será aprovado na primeira chamada para o curso de Direito. Ele teve mais facilidade nas provas objetivas do sábado, e achou que as questões de Física e Química deste segundo dia estavam muito difíceis.
Nos dois primeiros dias de provas, os candidatos realizaram as provas objetivas de múltipla escolha. Júlia, 18 anos, natural de Florianópolis e candidata ao curso de História, alertou para as diferenças entre as provas: “os dois primeiros dias de vestibular exigiram conhecimento amplo, de conceitos, de todas as disciplinas. A partir de amanhã, na elaboração da redação e nas respostas discursivas, será uma nova etapa, quase uma outra prova, pois é preciso se expressar e relacionar esses conhecimentos com a realidade”.
Vestibular 2020
Com três dias de provas, o Concurso Vestibular 2020 recebeu mais de 25 mil inscrições para preencher 70% das vagas de cada um dos cursos de graduação da UFSC e 30% das vagas para cada um dos cursos de graduação da UFFS para o ano letivo de 2020, no primeiro vestibular integrado entre as duas únicas universidades federais com campi no estado de Santa Catarina.
O tempo máximo de duração das provas do Vestibular 2020 é de quatro horas e o candidato só poderá se retirar definitivamente do local de realização das provas a partir das 16h30. Não poderão permanecer no grupo/sala de realização das provas menos de três candidatos. Os três últimos candidatos deverão assinar a ata, na qual constará o horário da saída conjunta de todos.
Mais informações:
vestibularunificado2020.ufsc.br
Coperve: (48) 3721-9200
Segurança da UFSC: Plantão/Emergência: (48) 3721-9555 e (48) 3721-5050
Leia mais:
Orientações gerais aos vestibulandos
Como responder as questões discursivas
Confira as causas de exclusão de candidatos
Gabriel Martins e Mayra Cajueiro Warren / Agecom / UFSC