UFSC 59 anos: aniversário celebra Fortalezas com música renascentista

02/12/2019 10:46

Em comemoração aos 59 anos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no dia 18 de dezembro de 2019, o Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo receberá dois eventos, promovidos pela Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC. O primeiro, às 18h, será uma sessão solene em homenagem aos 40 anos de gestão das Fortalezas pela UFSC. Na sequencia, às 20h, o grupo de música medieval e renascentista de Florianópolis Cantus Firmus apresenta o concerto gratuito Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas – “Música da Renascença Francesa”.

18h | 40 anos de Gestão das Fortalezas pela UFSC

Em 21 de novembro de 1979 a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assumiu a gestão da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, hoje na área de jurisdição do município de Governador Celso Ramos. A fortaleza foi aberta à visitação pública em 1984, e na sequência, a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones passou à guarda da UFSC em 1991 e foi aberta ao público no ano seguinte. Por fim, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, aberta ao público em 1992, também vem sendo gerenciada pela UFSC desde essa data.

Atualmente as três fortificações estão sob gestão, guarda e manutenção da Coordenadoria das Fortalezas da Ilhas de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte). As fortalezas encontram-se abertas à visitação pública para a realização de atividades de turismo, educação, cultura e lazer. Nelas são também desenvolvidas ações de ensino, pesquisa e extensão da UFSC.

Para celebrar os 40 anos de gestão das Fortalezas pela UFSC será realizada a sessão solene que homenageará diversas personalidades que ao longo de quatro décadas destacaram-se de forma notável na guarda e preservação desse patrimônio, contribuindo para tornar as Fortalezas em um dos mais importantes monumentos históricos e culturais do Brasil. Hoje, a Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones integram o Conjunto de Fortificações no Brasil, candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade. Composto por 19 construções situadas em 10 estados brasileiros, o conjunto está entre os bens que integram a Lista Indicativa Brasileira a Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A cerimônia de homenagem é gratuita e aberta a toda comunidade e contará com a presença do reitor Ubaldo Cezar Balthazar, da Secretária de Cultura e Arte da UFSC professora Maria de Lordes Alves Borges e demais gestores da instituição.

20h | Cantus Firmus – Música Medieval e Renascentista
Concerto Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas – “Música da Renascença Francesa”

O Cantus Firmus – Música Medieval e Renascentista foi criado sob a direção de Jefferson Bittencourt em Florianópolis no ano de 2003. Atualmente o grupo é formado por cinco cantores, e seu repertório é uma amostra do que pode ter sido a sonoridade vocal do período medieval e renascentista na Europa.

A apresentação do concerto “Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas” é toda composta por ‘chansons françaises’ do séc. XVI. As ‘chansons’ (canções) francesas do Renascimento são caracterizadas pela escrita primorosa e pelas temáticas de caráter popular. No alto renascimento francês, a canção alcançou um nível extraordinário de requinte poético, graças a compositores como Claudin de Sermisy, Clement Jannequin e Josquin des Prez.

O concerto do Cantus Firmus propõe ainda uma breve aula de história da música, tanto para leigos quanto para aqueles que já possuem algum conhecimento na área. Esse aspecto didático é apresentado ao público associando a prática da música aos comentários e explicações sobre as composições daquela época.

Os ingressos para o concerto do Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas – “Música da Renascença Francesa” do grupo Cantus Firmus, que ocorrerá às 20h do dia 18 de novembro, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, serão distribuídos gratuitamente para toda a comunidade no local do evento uma hora antes do inicio da apresentação (19h).

Serviço Aniversário da UFSC – 59 anos

O quê: Solenidade em homenagem aos 40 anos de Gestão das Fortalezas pela UFSC
Quando: 18 de dezembro | quarta-feira | 18h
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo