Com apresentações musicais, livro sobre canção é lançado no Teatro da UFSC no dia 22

18/11/2019 15:27

Nesta sexta-feira, dia 22 de novembro, às 19h, será lançado o livro “Oficina da Canção: do maxixe ao samba-canção — a primeira metade do século XX”. O evento será realizado no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha; os ingressos são gratuitos e limitados e podem ser retirados entrando em contato com os organizadores do evento pelo e-mail oficinaviolaoufsc@gmail.com ou pelo telefone (48) 99624-2952. Ao final do lançamento, o público poderá adquirir o livro e receber o autógrafo dos autores: Alberto Gonçalves, Giovanna Pacheco, HP Rodrigues e Marcos Baltar.

O evento é resultado do trabalho e pesquisa do projeto de extensão “O violão e a música brasileira: oficina de análise e canções brasileiras executadas em voz e violão”, e objetiva fazer uma apresentação nos moldes das oficinas, realizadas semanalmente às sextas-feiras, na Universidade. Como comemoração pela conclusão dos estudos da primeira metade do século XX, foi produzido um livro, que sintetiza os estudos. A publicação do livro foi contemplada com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes), através do Programa CAPES-Print, com Edital da Pós-Graduação em Linguística da UFSC.

Livro e Música

No lançamento do livro, serão comentadas rapidamente as vidas dos compositores estudados, para logo em seguida ser executada uma canção daquele artista, sempre contando com a participação do público. Na entrada, serão distribuídos folders com as letras das músicas que serão apresentadas. Os músicos e as canções serão, respectivamente: Chiquinha Gonzaga (“Corta-Jaca”), Pixinguinha (“Carinhoso”), Noel Rosa (“Feitiço da Vila”), Cartola (“As Rosas Não Falam”), Nelson Cavaquinho (“Folhas Secas”), Ary Barroso (“Aquarela do Brasil”), Dorival Caymmi (“O Mar”), Luiz Gonzaga (“Asa Branca”), Lupicínio Rodrigues (“Felicidade”) e Dolores Duran (“A Noite do meu Bem”). Cada canção será apresentada pela equipe de oficineiros, sendo que as três primeiras contarão com violino, violoncelo, flauta transversal e percussão.

O evento foi orientado e coordenado pelo professor Marcos Baltar e vinculado ao Núcleo de Linguística Aplicada do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC e tem como público alvo professores e estudantes de cursos da área de comunicação e arte, bem como músicos e interessados na história da música brasileira e do rádio.

O projeto

A “Oficina de Análise da Canção Brasileira” é um projeto de extensão da UFSC que conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade. O projeto acontece desde o primeiro semestre de 2018 e reúne estudantes, professores e interessados da comunidade em ampliar o conhecimento sobre a trajetória de formação do cancioneiro brasileiro moderno desde a primeira metade do século XX até o século XXI. A cada encontro é abordado um compositor, sua vida e obra, além da prática de algumas de suas principais canções executadas no violão pelos participantes. Em diálogo com outro projeto chamado “Essa é para Tocar na Rádio”, as pesquisas feitas para as oficinas, que acontecem às sextas feiras no CCE-UFSC, são propagadas por um programa de rádio online. Ambos os projetos estão sob a orientação do professor Marcos Baltar. Como resultado e consolidação desse trabalho, foi desenvolvido um livro da Oficina da Canção, cujo primeiro volume, do “Maxixe ao Samba Canção”, que ora está sendo lançado.

Os autores

Marcos Baltar — Professor, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, doutor pela UFRGS/MacGill – Canadá; pós-doutorado na Universidade de Genebra – Suiça (2006); pós-doutorado na Universidade de Cergy Pontoise, França, (2015); Autor do livro “Competência discursiva e gêneros textuais” (EDUCS, 2006); co-autor do livro “Leitura e Produção de textos” (UFSC, 2011); co-autor do livro “Linguística textual” (Editora da UFSC, 2011); autor do livro “Rádio escolar: uma experiência de letramento midiático na escola” (Cortez Editora, 2012); co-autor do livro “Oficina da Canção: do maxixe ao samba-canção, primeira metade do século XX” (Editora Appris, 2019). Já lançou dois álbuns musicais próprios: “Parceria” (2002) e “Luzes Acesas” (2017), ambos pelo selo Barquinho.

Alberto Gonçalves — Professor e pesquisador, mestre em Linguística pela UFSC. Ministrou diversos cursos sobre MPB no Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) da Universidade Federal de Santa Catarina, até este ano e, atualmente, leciona no projeto de extensão ESAG Sênior, da UDESC. Também atua oferecendo cursos da história da MPB em casa. É co-autor do livro “Oficina da Canção: do maxixe ao samba-canção, primeira metade do século XX” (Editora Appris, 2019).

Henrique Pereira Rodrigues (HP Rodrigues) — Técnico em Instrumento Musical, multi-instrumentista, compõe desde canções a trilhas sonoras. Já tocou na Orquestra Sinfônica Municipal de Imbé e no Grupo de Cordas da Faculdade Est como Spalla e primeiro violino, e na Orquestra de Câmara da UFSC, como segundo violino. Já lecionou aulas de violino na Escola Municipal de Música Guaracyra Ramos Kramer, e também lecionou aulas particulares de violino e violão. Atua como produtor musical e engenheiro de som no Selo Barquinho, um selo de música independente de Santa Catarina. Também atuou como técnico de som no programa de TV Antropofonia, veiculado pela TV UFSC. Participou como co-autor do livro “Oficina da Canção: do maxixe ao samba-canção, primeira metade do século XX”, escrito pelo Prof. Dr. Marcos Antônio Rocha Baltar. Está atuando como compositor no filme “O Orvalho e o Rio” de Leonardo Pinheiro, com lançamento previsto para 2020.

Giovanna Pacheco — Graduanda de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, foi bolsista no projeto de extensão “Essa é para tocar no rádio” em 2018. Foi Diretora de gestão de pessoas na empresa júnior de jornalismo “Comunica!” e trabalhou como bolsista na Secretaria de Cultura e Arte da UFSC. Atualmente, é estagiária na Justiça Federal de Santa Catarina.

O Livro

“Oficina da Canção: do maxixe ao samba-canção — a primeira metade do século XX” é destinado aos amantes e aos pesquisadores da música popular brasileira e aos pesquisadores da área de linguagens, especialmente os professores de educação básica que trabalham com o gênero canção na escola, bem como os estudantes universitários de cursos de Letras, Linguística, Música e áreas afins. O livro busca trazer para o contexto educativo e cultural a obra musical fundadora do cancioneiro brasileiro moderno, produzida desde as primeiras gravações da casa Edson, no Rio de Janeiro, do início dos anos 1900, para gramofone, passando pela era do rádio, até meados do século XX, período fértil que antecedeu importantes movimentos musicais, tais como a Bossa Nova, as Músicas dos Festivais, a Jovem Guarda, a Tropicália, o Clube da Esquina, entre outros que marcaram a segunda metade do século passado, tema que será discutido no livro Oficina da canção 2: a segunda metade do séc. XX.

Serviço:

O quê: Lançamento de livro sobre ‘Oficina da Canção’, com apresentações musicais
Quando: dia 22 de novembro de 2019, sexta-feira, às 19 horas
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont / Rua Desembargador Vítor Lima, 117, Trindade, Florianópolis (SC).
Quanto: Evento gratuito e aberto à comunidade. Ingressos antecipados com os organizadores do evento. Havendo disponibilidade, ingressos poderão ser obtidos no local do evento, 30 minutos antes do início do atividade. O livro poderá ser adquirido no local ou no stie da editora.

Contato: Ingresso Antecipado: pelo e-mail oficinaviolaoufsc@gmail.com
ou pelo telefone (48) 99624-2952.

O evento, realizado no Teatro da UFSC, conta com o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC.

Arte da Capa do Livro: Kátia Diniz, técnica em Artes Gráficas e acadêmica de Letras-Português da UFSC

[CW]DAC/SeCArte/UFSC, com colaboração de Kátia Diniz e de Luana Santos (acadêmica de Jornalismo da UFSC), bolsistas do projeto relacionado ao evento.

 

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