Projeto pioneiro em regiões polares lança campanha de financiamento coletivo
O PolarSapiens, grupo de estudos interdisciplinares em pesquisa com seres humanos em ambientes polares (Antártica e Ártico, montanhas, cavernas, submarinos, desertos etc), lançou uma campanha de financiamento coletivo para dar continuidade aos projetos relacionados à avaliação de riscos e do comportamento seguro de trabalhadores em regiões remotas, de difícil acesso ou em situações de emergência, visando à redução de acidentes, adoecimentos e crises. O grupo é liderado pela doutoranda Paola Barros Delben, do Laboratório Fator Humano, e coordenado pelo professor Roberto Moraes Cruz.
Atualmente são mais de 20 voluntários no projeto que recebeu recursos do CNPq pelo Edital Universal 2016. No entanto, necessita de melhores condições para sua execução, como bolsas aos estudantes, equipamentos de pesquisa, auxilio às coletas de campo, materiais produzidos e para a divulgação em palestras nas escolas e universidades. Além de difundir ainda mais a ciência no Brasil, não apenas a polar, incentiva os jovens à vida acadêmica.
O projeto já participou de sete expedições à Antártica pelo Programa Antártico Brasileiro (Proantar), uma ao Deserto do Atacama e à Montanha Sete Colores, no Peru, com mais de 5 mil metros de altitude pela empresa apoiadora Trip Tri. Também já produziu artigos científicos, um capítulo de livro, apresentações em eventos nacionais e internacionais de grande repercussão, cartilhas informativas e, atualmente, segue a produção incluindo um livro com convidados importantes do campo polar. O projeto conta com a parceria do Instituto de Psicologia da Aeronáutica.
O grupo ainda oferece serviços de consultoria e avaliação psicológica, revertendo um percentual de tudo arrecadado para a pesquisa.
Link do financiamento coletivo
Mais informações: www.fatorhumano.ufsc.br
Eventos UFSC

















































Arquivo de notícias
Contatos
A Agência de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina é o setor responsável pela atualização de notícias no site da UFSC. Para solicitar uma divulgação, acesse o site.
Para falar com qualquer setor da UFSC, utilize o Catálogo Telefônico.
Sugestões, elogios ou reclamações devem ser encaminhados para a Ouvidoria da UFSC.