Projeto de Unificação da Matemática: disciplina de Pré-cálculo completa dois anos

07/08/2019 11:43

Como parte da proposta de reestruturação das disciplinas de Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a disciplina de Pré-Cálculo completa, em 2019, dois anos. O Projeto de Unificação da Matemática, coordenado pelo professor Giuliano Boava, surge como uma resposta ao crescimento gradual do número de reprovados em disciplinas de Cálculo. Inicialmente reservada para os graduandos do Centro Tecnológico (CTC), no último ano, as aulas foram ampliadas para os demais cursos com disciplinas de matemática no currículo.

No total, as turmas de Pré-Cálculo do semestre anterior (2019-1) contaram com cerca de 1.650 alunos matriculados. As aulas da disciplina têm como principal objetivo revisitar os assuntos de Matemática ensinados durante o ensino fundamental e médio. Segundo o professor Giuliano, uma dificuldade dos alunos das primeiras fases surgia principalmente da falta ou pouco domínio de temas básicos da área. A disciplina trabalha, também, o desenvolvimento de raciocínio lógico e a interpretação de texto, dentro dos problemas matemáticos.

Há três semestre ministrando a disciplina, a professora Luciana Inês identifica ainda outra dificuldade dos alunos, presente na definição de um ritmo de estudos consistente. “Para aprender matemática você não pode só observar, precisa praticar constantemente; resolvendo problemas, fazendo os exercícios…”, explica. Para isso, o Departamento de Matemática oferece, além do atendimento do professor e dos tutores da disciplina com exercícios em aula, lista de atividades e aulas virtuais disponíveis no moodle para todos os alunos.

Além de tentar sanar deficiências do ensino de base, o Projeto de Unificação da Matemática busca solucionar, também, uma questão de infraestrutura.

Com a padronização das ementas das disciplinas, agora toda a Universidade conta uma mesma base, do Pré-Cálculo ao Cálculo 4, ampliando o número de turmas disponíveis para cada uma. “Antes da unificação, se um aluno fosse reprovado em um Cálculo específico do seu curso, ele ficaria refém da disponibilidade de vagas na próxima turma do outro semestre, ou até mesmo da oferta da disciplina, para poder fazer ela outra vez”, explica o professor Giuliano.

Entenda melhor: Departamento de Matemática inicia mudanças na oferta de disciplinas para os cursos de graduação

Os altos índices de reprovação nas disciplinas de Matemática da UFSC é um problema constante. Em 2001, o número de reprovação era de 31%. Até 2015, o número chegou até 70% de alunos reprovados nas disciplinas de Cálculo nos cursos do CTC. Para o professor, o crescimento desse percentual é um reflexo da deficiência geral no ensino de base nas instituições de nível médio e fundamental. Por isso, um dos intuitos do professor é expandir o projeto para as salas de aula fora da universidade.

No Brasil, segundo estudo da organização Todos Pela Educação, com fontes da última pesquisa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 2017, o número percentual de alunos do Ensino Médio com aprendizado adequado é de 9,1%. Apesar de representar um aumento em relação à edição anterior da pesquisa, o resultado marca uma queda de 0,7 ponto percentual do desempenho desde 2007, quando marcava 9,8%. A pesquisa ainda analisa os números com base na rede de ensino, com a porcentagem de alunos da rede pública alcançando 4%, contra os 39,3% dos alunos da rede privada com aprendizado mínimo.

A V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das IFEs, da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes), com dados sobre o perfil dos graduandos da UFSC, apresenta que 55% dos alunos entrevistados declararam ter realizado o ensino médio na rede pública de ensino.

Exame Pré-Cálculo

A disciplina de Pré-Cálculo é obrigatória, mas o Departamento de Matemática oferece uma opção para os alunos com o aprendizado suficiente ou superior dos assuntos tratados. O exame do Pré-Cálculo é uma prova de proficiência não-obrigatória, aplicada na semana anterior do início do semestre para os calouros das primeiras chamadas. Com 20 questões sobre temas gerais, a aprovação no exame isenta o participante de realizar a disciplina inicial. A nota final é 10, com cada questão valendo meio ponto, abordando temas gerais da Matemática.

Nesta última edição, 112 alunos foram aprovados dentre os cursos participantes. No total, 482 estudantes de 25 cursos* distintos estiveram presentes para fazer a prova; o maior número desde 2017, quando a disciplina e, consequentemente, a prova entraram em vigor.

Arthur foi um dos três alunos com nota máxima na prova, aplicada no dia 9 de março deste ano. Como a maior parte dos estudantes matriculados em qualquer um dos cursos com disciplinas matemáticas, Arthur foi notificado sobre o exame no dia da matrícula. Entre o dia e a aplicação da prova, o calouro da Engenharia Mecânica entrou em um cursinho com aulas específicas. Sobre o resultado, Arthur foi breve: “Eu estava confiante, tinha estudado com as provas anteriores.” Após a prova, o calouro foi convidado a integrar o Programa de Matemática Avançada (PAM) da UFSC. O programa possui aulas específicas e exclusivas voltado às áreas de Ciências Exatas, com o intuito de oferecer uma formação sólida e desenvoltura com o formalismo matemático.

O curso de Engenharia Mecânica aprovou, na última edição do exame de proficiência, 24 calouros. É, também, o curso com maior número de alunos presentes no exame desde a primeira edição, com um número consistente de aprovados. Confira o quadro com os cinco cursos que mais aprovaram na última edição.

Curso Nº de aprovados
Engenharia Mecânica 24 aprovados
Engenharia Civil 17 aprovados
Engenharia Elétrica 15 aprovados
Engenharia Eletrônica 12 aprovados
Engenharia Química 8 aprovados

*Os cursos participantes nesta edição foram: Administração, Administração (noturno), Ciências Contábeis, Ciências Contábeis (noturno), Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Econômicas (noturno), Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Elétrica, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Física – Bacharelado, Física – Licenciatura (noturno), Geologia, Meteorologia, Oceanografia, Química – Bacharelado e Química – Licenciatura.

Todas as provas aplicadas até então podem ser encontradas na página.

Erick Souza/Estagiário de jornalismo/Agecom/UFSC