Professor da UnB apresenta aula magna sobre felicidade
Melhorar a experiência da vida acadêmica e evitar os caminhos que levam ao sofrimento: com esta proposta, o professor Wander Cleber Maria Pereira da Silva apresentou a aula magna do primeiro semestre de 2019, com o tema ‘Felicidade no ambiente acadêmico: um compromisso para hoje!’, na manhã de sexta-feira, 29 de março, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.
O reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, abriu o evento com as boas-vindas. “Nada melhor que, num dia de chuva, uma sexta-feira, ouvir um pouco sobre o que é a felicidade no ambiente acadêmico, sobre como superar traumas e viver bem com autoestima”. Para o Pró-Reitor de Graduação da UFSC, Alexandre Marino, “Wander trouxe uma mensagem importante sobre o ambiente acadêmico. O tema traz uma perspectiva de estar bem dentro da universidade e convida para uma reflexão individual para quem pesquisa para o bem da sociedade”.
Wander Cleber é doutor em psicologia e docente do curso de Engenharia de Software da Universidade de Brasília (UnB), campus Gama (FGA) e ministra uma disciplina sobre felicidade desde agosto de 2018. A ideia, diz o professor, é tratar das aflições e angústias enfrentadas pelos alunos, que não são específicas da vida acadêmica, mas “típicas de nossos tempos. Eles têm dificuldades em separar os ‘departamentos da vida’: misturam a vida pessoal com a profissional e acadêmica; quando uma vai mal isto afeta a outra”.
A necessidade da disciplina surgiu após um suicídio do no campus. “A UnB não tinha meios de lidar com esta situação, não fomos capazes de prevenir aquilo”, diz Wander. Por conta da tragédia, a UnB reativou um grupo de saúde mental e, entre as coisas que pudessem melhorar a qualidade de vida dos acadêmicos, o professor sugeriu a inclusão da disciplina. A proposta foi aceita já para o semestre seguinte, o segundo de 2018.
O professor utilizou material de cursos similares de Yale e Harvard, mas adaptou para as necessidades locais. “Peguei coisas que faziam sentido para a UnB. Diferente do brasileiro, o anglo-saxão é propenso a aceitar coisas que funcionam na prática. Nossa disciplina para fazer algo em função do resultado é diferente da americana”. Por conta disto, ele propôs o que definiu como “curso vivencial, uma disciplina prática”.
Wander lembra que os estudantes universitários são mais infelizes do que a média. Para conseguir um diálogo com estas pessoas, Wander sugere que educadores e pais prestem atenção ao mundo. “As pessoas dizem muito ‘na minha época isto não acontecia’, mas esquecem que o contexto não é o mesmo do jovem de hoje, por isto a dificuldade de estabelecer diálogo verdadeiro, não conseguimos penetrar nas coisas que interessam para eles”.
Entre as sugestões de Wander para a felicidade, está uma série de exercícios para cada pessoa desenvolver: conhecer a si mesmo; desenvolver autoestima; investir em relacionamentos saudáveis; saber que dinheiro é importante, mas não compra felicidade; administrar bem o tempo; ser grato; comer e descansar corretamente; não renegar as experiências desagradáveis; investir na leveza de sentimentos; relaxar integralmente, corpo e mente; escolher amar; acreditar em algo maior; e saber que a felicidade é um caminho e não uma chegada.