30 anos do SUS: Reforma Sanitária é tema de palestra nesta terça

26/04/2019 17:20

O curso de Serviço Social da UFSC e o Programa Residência Multiprofissional em Saúde da Família (SMS) realizam no dia 30 de abril, às 8h30, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE), o Seminário ‘SUS 30 anos – Reforma Sanitária: múltiplas leituras diálogos e controvérsias’.

As palestras serão proferidas pelos professores Marco Aurélio da RosClair CastilhosFlavio Magajewski. Para o evento recomenda-se a leitura prévia de FLEURY, Sônia. Reforma Sanitária: múltiplas leituras diálogos e controvérsias. In. Fleury, Sonia (org.). Teoria da Reforma Sanitária: diálogos críticos. Rio de Janeiro. Fiocruz, 2018. P. 15-30 (cópia na fotocopiadora do CSE, pasta da Disciplina Serviço Social e Saúde, professora Tânia Regina Krüger).

Os palestrantes

Marco Aurélio da Ros é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, doutor em Educação pela UFSC e tem pós-doutorado em Educação Médica na Universitá di Bologna. É professor do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho na UNIVALI. Coordena o Grupo de Pesquisa ARGOS – Saúde, educação e Sociedade. Atua como servidor voluntário da UFSC na Tutoria e representação na Comissão Estadual do Programa Mais Médicos.

Clair Castilhos Coelho é graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora Adjunta IV da UFSC. Tem experiência na área de Saúde Pública com ênfase em políticas de saúde, assistência farmacêutica e políticas voltadas à saúde da mulher, controle social e feminismo.

Flavio Ricardo Liberali Magajewski é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Administração pela UFSC e doutor em Engenharia de Produção, também pela UFSC. Atualmente é professor da Unisul e ministra as disciplinas Medicina do Trabalho, Atenção Primária em Saúde I e II. Tem experiência na área da Saúde Coletiva, com ênfase em Planejamento, Gestão e Avaliação de Serviços de Saúde, Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, e em Vigilância em Saúde / Vigilância Sanitária / Saúde do Trabalhador.

O evento tem apoio do Núcleo de Estudos em Serviço Social e Organização Popular (NESSOP) e do Fórum Catarinense em Defesa do SUS e contra a Privatização.

Mais informações pelo e-mail forumdesaudesc@gmail.com.

Tags: Reforma SanitáriaSaúde da FamíliaSMSSUS 30 anosUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina