Feesc e universidade nigeriana assinam acordo de cooperação
A Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc) e a Universidade Federal de Tecnologia (Futa), do estado da Ondo, na Nigéria, assinaram nesta terça-feira, 19 de março, um acordo de cooperação mútua que visa o desenvolvimento de atividades para estimular o intercâmbio de conhecimento e ampliar a relação acadêmica entre as duas instituições. O acordo é válido por cinco anos, podendo ser prorrogado mediante acordo entre as partes.
“Temos muito a oferecer em termos de conhecimento e tecnologia e certamente a Futa poderá também abrir novos caminhos para os pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com quem a Feesc está credenciada como fundação de apoio para gerenciamento de projetos”, observou o presidente da Feesc, Raul Valentim da Silva.
O acordo prevê o intercâmbio técnico, científico, cultural, administrativo entre a Futa e a Feesc para o desenvolvimento de atividades de extensão, pesquisas, inovação, cursos, estágios, consultorias, assessoria e outros serviços correlatos julgados necessários, factíveis e de interesse comum das duas partes.
Pela manhã, o evento de integração com os dirigentes nigerianos contou com a participação da vice-reitora da UFSC, Alacoque Lorenzini Erdmann, e com apresentação de projetos do Laboratório de Transportes e Logística da UFSC (LabTrans). A tarde, a Feesc e outros três laboratórios fizeram apresentações e também foi firmado o termo de cooperação. O protocolo bilíngue (português e inglês) foi assinado pelo diretor-técnico da Feesc, Edson Roberto De Pieri, e pelo vice-chanceler da Futa, Joseph Adeola Fuwape. As palestras e a assinatura do termo ocorreram no Auditório do Departamento de Engenharia Civil da UFSC, ao qual o Labtrans está vinculado.
Além do Labtrans, também apresentaram linhas de pesquisa os laboratórios de Materiais (Labmat), de Sistemas Silvipastoris e Restauração Ecológica (Lassre), e de Transferência de Massa (Labmassa) e Simulação Numérica de Sistemas Químicos (Labsim). “As apresentações tiveram o objetivo de despertar o interesse dos representantes da Futa nessas áreas. Dessa forma, eles puderam conhecer e interagir com os professores dos laboratórios”, comentou a gerente executiva da Feesc, Ângela de Espíndola da Silveira.
MAIS
A Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC0, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, foi instituída pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC) em 18 de maio de 1966. A FEESC é credenciada por ato conjunto dos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e Inovação como fundação de apoio à UFSC, incluindo-se dentre as suas atividades o gerenciamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.
Divulgação: Eduardo Correia / Feesc