Vestibular 2019: cerimônia dá boas-vindas aos novos estudantes da UFSC

11/01/2019 12:30

Os novos calouros se entreolham, ansiosos para finalmente descobrirem a sua posição na lista de aprovados. Todo o som do ambiente é produzido pelos pais e professores que rodeiam os filhos e alunos em clima de festa. A cerimônia para revelar a lista com os aprovados no Vestibular 2019 da UFSC começaria em alguns minutos, mas antes disso os dez primeiros colocados, convidados pela Reitoria, receberiam seus parabéns das autoridades da universidade.

Quarto colocado no vestibular, Eduardo Augusto Pereira Fischer.

Eduardo Augusto Fischer, de apenas 17 anos, foi o quarto colocado no Vestibular para o curso de Medicina. Recém formado no ensino médio, o calouro tinha uma rotina intensa de estudos desde o primeiro ano, quando fez o primeiro vestibular. “Eu praticava com vestibulares reais para me habituar às provas”, comenta com um sorriso calmo. Com a ajuda da irmã mais velha, Ana Carolina Fischer, também estudante de Medicina, ele praticava com provas aplicadas nos anos anteriores na UFSC. “Eu o ajudei com o que senti que faltou na minha época de vestibular”, conta a irmã, orgulhosa com resultado. Natural de Guaramirim, Eduardo escolheu a Universidade por acreditar na qualidade de ensino da instituição e pela proximidade com sua cidade natal, que facilitaria o processo de mudança.

Décimo colocado na classificação geral do vestibular, Leonardo Cechinel Carlos.

“Ele ali passou direto do ensino médio, imagina só”, Leonardo Cechinel Carlos aponta para o Eduardo, incrédulo. Vindo do outro lado do estado, Leonardo passou por um período maior de estudos. Saltar direto do ensino médio para a universidade não é a regra para todos. Antes da aprovação, ele fez cursinho durante três anos e não se arrepende da trajetória. “Eu acho que amadureci bastante nesse tempo, até para poder aproveitar melhor a universidade” afirma o estudante ansioso para finalmente começar as aulas. Agora com 20 anos, o calouro de Medicina que ficou em décimo lugar pretende seguir na área de pesquisa, motivo principal por ter escolhido a UFSC, com um bom histórico nesse campo.

Primeiro colocado da classificação geral do Vestibular, Jordão Luiz Moratelli Junior.

O primeiro lugar do Vestibular 2019 também foi para Medicina, assim como nos anos anteriores. Calouro pela segunda vez, Jordão Luiz Moratelli Junior, diferente dos outros aprovados, já estava em uma graduação e havia cursado alguns semestres de Engenharia Mecânica na UFSC. Interrompeu os estudos no ano passado para poder prestar vestibular mais uma vez e acabou em primeiro lugar, brinca. “É sempre bom ter um plano B”, sugere com tranquilidade, enquanto várias câmeras e microfones estavam voltados na sua direção. Sobre sua rotina de estudos, a qual todos estavam ansiosos para saber, Jordão não tem muitos segredos para compartilhar; estudava quando sentia necessidade, sem muita pressão: “Às vezes eu estudava o dia inteiro, outros dias eu não lia quase nada”.

João Vitor Gonçalves sabia que não estava entre os dez primeiros, mas veio acompanhar na UFSC a cerimônia como todos os outros. Com um sorriso tímido, conta que tem quase certeza da aprovação. “Eu calculei os acertos com o gabarito oficial, e acho que fiquei acima da média. Eu espero!” Recém formado no ensino médio na rede pública de ensino pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), aqui em Florianópolis, João prestou vestibular para Engenharia Mecânica. Minutos depois, seus cálculos foram confirmados com o lançamento oficial da lista de aprovados.

O ano letivo será iniciado em poucos meses, mas para os aprovados na primeira lista a experiência universitária já começou. A integração com os colegas mais velhos, seja por rede social ou presencialmente, é apenas o início da trajetória na universidade. Nos próximos anos, os novos alunos terão a oportunidade de vivenciar todas as promessas desse período: ampliar os horizontes, conhecer pessoas de diferentes culturas, de diversos lugares do país e com personalidades distintas. Para quem ainda não foi aprovado, a UFSC também disponibilizará novas chamadas nas próximas semanas, com as vagas não preenchidas.

Acompanhe mais informações no site do Vestibular 2019.

Erick Souza / Estagiário de Jornalismo / Agecom / UFSC

Imagens: Pipo Quint / Agecom / UFSC