Segundo semestre na UFSC: começa para muitos o sonho de uma profissão

31/07/2018 08:30

Embora clichê, a frase “um salto para o futuro” talvez seja a que melhor se encaixa no primeiro dia de um calouro na universidade, no caso a Federal de Santa Catarina. Vindo de um ensino médio, o aluno chega com o sonho da profissão, a chance para o chamado mercado, o trabalho garantido. Alguns vêm acompanhados de um pai ou uma mãe, ou ambos, zelosos, que querem saber o chão que filhos e filhas pisam, o desconhecido. Mas o reitor Ubaldo Cesar Balthazar tranquliza: “boas-vindas a todos e todas e um ótimo início de semestre. A nossa proposta de universidade é a de um ambiente em que todos se sintam bem, sejam felizes e saudáveis. Orgulhe-se de fazer parte de uma das melhores universidades do país e da América Latina. Parabéns pelo esforço e pela conquista”. Já o pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino, compartilha do mesmo desejo e reforça aos jovens que aproveitem ao máximo a vida acadêmica. “Na UFSC, o estudante terá a oportunidade de desenvolver o ensino, pesquisa e extensão nas varias áreas do conhecimento e futuramente aplicar no mercado de trabalho e na academia”.

O segundo semestre letivo da UFSC começou nesta segunda-feira, 30 de julho, em todos os seus campi. Mais de 300 alunos, classificados no vestibular 2018-2, também inciaram as aulas e trazem uma grande expectativa para a instituição, pois a vida retorna a pulsar em todos os seus espaços. Para recepcioná-los, os centros de ensino realizam durante esta semana um conjunto de atividades. E no dia 23 de agosto, a UFSC prepara uma programação especial, com a vinda do professor Antônio Nóvoa, da Universidade de Lisboa. Há também programação nos campi de Araranguá e Joinville e na Biblioteca Universitária (BU) do campus Forianópolis.

Tudo que acontece na UFSC é divulgado no portal de notícias, nas redes sociais e nos informativos Divulga e Semana UFSC, que o aluno passará a receber por e-mail.

Siga-nos:

FacebookTwitterFacebook

E para esses primeiros dias na UFSC, seguem algumas dicas valiosas:

Perguntas frequentes: as informações mais procuradas pela comunidade.

Localização:

Mapa da UFSC: auxilia na localização no campus sede, Reitor João David Ferreira Lima, bairro Trindade.

telefones.ufsc.br: catálogo telefônico online

Carta de Serviços.

A UFSC possui cinco campi: FlorianópolisAraranguáBlumenauCuritibanos e Joinville. O campus Florianópolis, no bairro Trindade, possui 11 Centros de Ensino, sete pró-reitorias, 10 secretarias, e também o Centro de Cultura e Eventosespaços culturais, o Hospital Universitário (HU), a Editora (EdUFSC), o Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE), a Agência de Comunicação (Agecom), a TV UFSC, a Gráfica, o Planetário e o Templo Ecumênico.

Sua estrutura conta também com serviços voltados à assistência dos estudantes, como Moradia Estudantil, Restaurante Universitário (RU) e a Biblioteca Universitária (BU).

Assistência estudantil

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) coordena as ações de auxílio para a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como isenção no Restaurante Universitário, vagas na Moradia Estudantil, Bolsa Estudantil, entre outras. Mais informações no site da Prae.

Confira os benefícios e auxílios da Assistência Estudantil.

Restaurante Universitário

O Restaurante Universitário (RU) oferece duas refeições diárias: almoço e jantar. O RU é de livre acesso à comunidade universitária. A refeição para estudantes é subsidiada pela instituição, sendo cobrado o valor de R$1,50 por refeição.

Para acessar o RU, o estudante deve possuir o cartão de estudante e ter adquirido o passe de acesso. A UFSC possui Restaurante Universitário (RU) em cada um de seus campi., sendo dois em Florianópolis (Trindade e CCA). A página do RU dos campi de AraranguáBlumenauCuritibanos, Florianópolis (Campus Trindade e Campus CCA) e Joinville apresenta o cardápio da semana e orienta sobre a confecção do cartão de estudante e compra de passe para acesso ao RU. Juntamente com o cartão, cada estudante recebe uma caneca plástica para a bebida.

Na primeira semana letiva do semestre, a entrada no RU é mediante a apresentação do comprovante de matrícula, junto com documento com foto.

Confira matéria sobre o novo sistema de acesso ao RU:

Restaurantes Universitários dos campi iniciam modernização de acesso

 

Biblioteca Universitária

Maior biblioteca pública do estado, a BU disponibiliza vasto acervo de livros, periódicos, teses, entre outros, para consulta local e empréstimo. Funciona no período letivo, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, e no sábado, das 8h às 17h. Para entrar na biblioteca não precisa identificação, já para empréstimos são necessários comprovar matrícula na UFSC e cadastrar senha para as operações. O cadastro deve ser feito no balcão de atendimento da biblioteca, no piso superior.

Na biblioteca, o graduando encontra mesas para estudo e reuniões, sala de estudos individuais, computadores para pesquisa no acervo, puffs para leitura e descanso, máquina de café, entre outras facilidades. Além disso, no site da BU é possível consultar à sua conta e ao acervo, normatização de trabalhos e de artigos acadêmicos, e reservar livros.

Mais informações no site da BU.

Serviços gratuitos 

Muitos projetos são desenvolvidos na UFSC voltados à comunidade e sem custo, como Odontologia, Fonoaudiologia, Psicologia, Assistência Jurídica, terapias, atividades esportivas, entre outros. Confira os serviços na UFSC e no município de Florianópolis.

A Secretaria de Cultura de Arte (SeCArte) oferece bolsas de incentivo à cultura por meio do Bolsa Cultura. O Departamento Artístico e Cultural (DAC) oferece diversas oficinas para teatro e arte.

Entidades acadêmicas

A UFSC possui centros acadêmicos vinculados aos cursos de graduação. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) é a entidade representativa dos alunos junto à administração e aos órgãos colegiados.

Classificados da UFSC

Os classificados é um serviço mantido em caráter voluntário por servidores da UFSC com supervisão da Ouvidoria. Ele objetiva comunicar ofertas e procuras de bens e serviços de forma a facilitar a troca ou negociação de bens e serviços entre servidores, estudantes e colaboradores da Universidade. Reveste-se, portanto, de um caráter pessoal de negociação e troca.

Calendário Acadêmico

Reúne os prazos importantes dos cursos de graduação como matrícula, ajuste, transferência, entre outros.

Integração Acadêmica

O Departamento de Integração Acadêmica e Profissional (DIP) é o responsável pelos programas de Estágio e de Educação Tutorial (PET). Os alunos interessados em realizar estágios na instituição, devem procurar o DIP no segundo andar do prédio da Reitoria, na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Coleta Seletiva

A UFSC implantou, em junho de 2017, a Coleta Seletiva Solidária que, juntamente com a comunidade universitária, realiza a separação dos resíduos recicláveis descartados em toda a universidade e destiná-los a associações e cooperativas de catadores.

Mais informações no site da campanha.

Acesso a computadores e rede wireless

A Coordenadoria de Inclusão Digital (Coid) localiza-se ao lado da BU e possui 200 computadores; 176 são para uso comum dos alunos e servidores. Também disponibiliza um espaço familiar, onde pais e mães da UFSC podem acessar a internet e fazer seus trabalhos enquanto seus filhos desenham, brincam e descansam.

Para alunos que utilizam cadeira de rodas há quatro bancadas adaptadas e dois computadores com software Ledor.

Para frequentá-lo, traga o cartão da UFSC e cadastre-se no balcão da Coid.

A UFSC oferece, ainda, rede wireless gratuita no campus à comunidade universitária. Para criar seu usuário, acesse o site wireless.ufsc.br e siga as instruções.

Serviços de TI

SeTIC é o órgão responsável pela Tecnologia de Informação da UFSC e possui um Portal de Serviços disponível no site ti.ufsc.br. O portal apresenta e permite o acesso a informações básicas (como funciona e quem pode utilizar, por exemplo) assim como respostas para as dúvidas mais comuns (configurar o e-mail, acessar a rede sem fio no celular e etc). Em caso de dúvidas, acesse o Portal de Atendimento da SeTIC.

Cursos de idiomas

A UFSC oferece, semestralmente, cursos extracurriculares de idiomas – Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano. O valor é cobrado por semestre. Vagas limitadas e por ordem de inscrição. Há também curso de português aos alunos estrangeiros e preparatórios para o TOEFL.

As inscrições para teste de nivelamento e matrículas para iniciantes deverão ser feitas online. Estrangeiros com visto de Turista não poderão realizar suas matrículas.

Mais informações no site.

Administração Escolar

O Departamento de Administração Escolar (DAE) é o responsável pela gestão e registro das atividades discentes. Transferências, validação de diplomas, certidões e outros assuntos relacionados à vida acadêmica devem ser tratados nesse departamento que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 19h, no prédio II da Reitoria.

Mais informações no site.

CAGR e Moodle

O Controle Acadêmico de Graduação (CAGR) disponibiliza notas, atestado de matrícula, histórico escolar simplificado, entre outros documentos. Além disso, a partir da segunda fase, o aluno deverá realizar sua matrícula pelo CAGR. O login no site é o número de matrícula, e a senha é aquela entregue no ato da matrícula.

O Moodle é uma plataforma online de apoio aos cursos presenciais, onde os professores podem disponibilizar textos, atividades, entre outros recursos, além do envio de mensagens a todos os matriculados na respectiva disciplina. A senha padrão é a mesma do CAGR, porém o aluno pode alterá-la.

Sugestões e Reclamações

Ouvidoria da UFSC é o canal oficial de recebimento de críticas, reclamações, denúncias, sugestões e elogios da comunidade interna e externa da Universidade.

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no hall da Reitoria.

Denúncias

A UFSC está atenta aos preconceitos de gênero, raça e identidade. A Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad) propõe ações de cuidado e acolhimento das pessoas da comunidade universitária, propiciando sua convivência saudável, integrada e inclusiva. 

Estudantes, vítimas do preconceito, podem e devem denunciar aos órgãos da UFSC qualquer tipo de agressão sofrida dentro da sua estrutura, e até mesmo pelas redes sociais. A Universidade irá apurar os fatos e, quando necessário, aplicará as medidas cabíveis a cada caso.

A Secretaria de Segurança Institucional (SSI) da UFSC faz o primeiro atendimento e encaminha os casos para os órgãos responsáveis.

Os denunciantes, por hábito e desconhecimento, recorrem à Ouvidoria, porém as denúncias referentes às discriminações podem ser entregues diretamente na Saad.

Ações Afirmativas e Diversidades

“Desenvolver ações institucionais, pedagógicas e acadêmicas direcionadas às ações afirmativas e de valorização das diversidades na Universidade, referentes à educação básica, graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, contratação de pessoal e gestão institucional”. A Saad não está sozinha em sua missão, articula-se, frequentemente, com as demais estruturas universitárias, entre elas: Ouvidoria, Segurança do Campus, Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp). Possui cinco coordenadorias:

Inclusão Digital

Localiza-se ao lado da Biblioteca (BU) e possui 200 computadores; 176 são para uso comum dos alunos e, servidores. Também disponibiliza um espaço familiar, onde pais e mães da UFSC podem acessar a internet e fazer seus trabalhos enquanto seus filhos desenham, brincam e descansam.

Para alunos que utilizam cadeira de rodas foram adaptadas quatro bancadas e dois computadores com software Ledor.

Acessibilidade Educacional

Pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais fazem parte da CAE, que coordena o desenvolvimento de ações pedagógicas e institucionais voltadas à remoção de barreiras físicas, informacionais, educacionais, comunicacionais, linguísticas, programáticas e atitudinais existentes na UFSC que impedem a participação plena e o acesso ao conhecimento por parte de estudantes com deficiência, servidores docentes e técnicos e comunidade em geral.

Abrange todos os cursos, para que o tema de aula seja acessível ao aluno.

Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero

Trabalha, em toda a estrutura universitária, as políticas voltadas às ações para a mulher e o público LGBTT, como as de enfrentamento à fobia de gênero e de violências contra mulher. Coordena programas, projetos e atividades, visando ao respeito à dignidade da população LGBTT, independente da orientação sexual e da identidade de gênero, buscando a garantia dos direitos humanos.

Relações Étnico-Raciais

Assessora na articulação e transversalização das questões étnico-raciais no ensino, pesquisa e extensão, por meio da formulação de estratégias para acolhimento e inserção dos estudantes indígenas, negros e quilombolas, constituindo um canal de apoio entre estes e os demais órgãos, promovendo ações de conscientização contra o racismo no meio acadêmico e orientando em casos de crimes raciais.

Ações de Equidade

Voltada ao acompanhamento dos estudantes ingressantes pela Política de Ações Afirmativas auxiliando no planejamento e na organização do processo de matrícula e validação da autodeclaração de renda. Também auxilia na divulgação das formas de ingresso da graduação buscando fortalecer a comunicação entre a Universidade e a comunidade.

Mais informações no site da Saad.

Saad – localiza-se no andar térreo do prédio da Reitoria

SSI – localiza-se no antigo prédio do DAE, na esquina da rótula de acesso pelo bairro Trindade

Plantão/Emergência: (48) 3721-9555 e 3721-5050 / ramais internos: 9555 ou 5050

 

Links importantes:

Glossário da Diversidade

Calendário esportivo

 

Agecom/UFSC