Vestibulandos da UFSC: da tranquilidade ao nervosismo antes da prova
O que fazer num sábado de sol e calor em Florianópolis: vestibular ou praia? Vindos do interior de São Paulo, os amigos Eduardo, Daniela e Tarcísio escolheram as duas opções. Chegaram às 8h na Praia Mole e às 13h já estavam a postos no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para prestar o exame, depois de almoçarem num shopping center.

Daniela, Eduardo e Tarcísio foram à praia relaxar antes da prova. Foto: Jair Quint/Fotógrafo da Agecom/UFSC
Eles estão entre os 31.301 inscritos para fazer as provas deste sábado, domingo e segunda-feira e concorrer a uma das 4.551 vagas num dos 101 cursos que a UFSC oferece.
De São José dos Campos, Eduardo Moreira, 16 anos, irá tentar uma vaga em Economia. Ele já conhecia Florianópolis, mas estava neste sábado, 9 de dezembro, pela primeira vez na UFSC. Tranquilo, disse que só ia “pensar em ficar nervoso quando a prova vier”. A ida à praia deixou sua amiga Daniela Almeida, 20 anos, “zen”. “Estou confiante”, disse a paulista de Piracaia, candidata a uma vaga em Arquitetura e Urbanismo. Ela ainda brincou que iria “desestabilizar os concorrentes na prova de amanhã” e dizer que foi muito bem na prova de hoje. O outro amigo do grupo, Tarcísio de Melo, 16 anos, estava um “pouco nervoso. É o primeiro lugar que quero passar. A cidade é legal, a universidade é muito boa e tem praia”, disse o candidato a uma vaga em Farmácia.
Mateus Correa, 21 anos, estava sentado embaixo de uma árvore em frente ao Centro de Comunicação de Expressão (CCE). Ele revisava questões de matemática na sombra, 15 minutos antes dos portões de acesso ao local de prova fecharem. Estudante de Engenharia Elétrica na UFSC decidiu fazer o Vestibular 2018 para trocar de curso. O seu interesse é ingressar em Engenharia Civil, área pela qual sempre teve ‘certa tendência’. “Estou aproveitando a universidade e fazendo várias disciplinas de Engenharia Civil. Se for aprovado, conseguirei validar dois anos de curso”, relata. O candidato, que é natural de Cascavel, no Paraná, escolheu a UFSC pela facilidade de ter uma tia que mora na cidade, pelas belas praias, mas, acima de tudo, pela qualidade da universidade. “Escolhi a UFSC porque é muito bem conceituada. Há um ano venho estudando e estou preparado para os três dias de prova”.
César Cruz, 21 anos, é do Maranhão, mora em Curitiba e vem a Florianópolis desde o meio do ano para conhecer a cidade, onde vai buscar uma vaga de Design. Ele estava ansioso para fazer o exame, especialmente pelo modelo de somatório adotado pela UFSC. “Estou bem nervoso com este modelo de prova, mas fiz as anteriores em casa. Acho que vai dar certo”.
Quem também tem “muita vontade de morar em Florianópolis” é Fernanda Maia, de Triunfo, no Rio Grande do Sul. Assim como César, ela fez as provas anteriores da UFSC para se habituar ao concurso. “O curso pré-vestibular que eu fiz é focado somente na UFGRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)”, diz a vestibulanda, que veio acompanhada dos pais, Rodrigo e Josi, que iria aguardar a filha tomando chimarrão numa das muitas sombras que a UFSC oferece.

Fernanda veio com os pais, Rodrigo e Josi, do Rio Grande do Sul. Foto: Jair Quint/Fotógrafo da Agecom/UFSC
Os amigos Carlos Eduardo Boing e Gabriel Becker, 16 anos, também pretendem se acostumar com a prova, mas para tentar a “sério” no ano que vem. Eles são treineiros e vieram de Vidal Ramos e Agrolândia, respectivamente, para fazer a prova por experiência. A expectativa não é alta, já que não estudaram especificamente para o Vestibular. “Só vamos usar o conhecimento do ensino médio até agora”, conta Gabriel. Ambos querem vagas na área de Biológicas ou Agrárias no Vestibular 2019.

Carlos Eduardo e Gabriel fazem a prova para ganhar experiência. Foto: Jair Quint/Fotógrafo da Agecom/UFSC
Divulgação dos Gabaritos
Os gabaritos preliminares serão divulgados a partir das 20h do dia 11 de dezembro (segunda-feira) no site www.vestibular2018.ufsc.br.
1ª Prova
9 de dezembro (sábado)
- Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras;
- Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira;
- Matemática;
- Biologia.
2ª Prova
10 de dezembro (domingo)
- Ciências Humanas e Sociais (Filosofia, Geografia, História, Sociologia);
- Física;
- Química.
3ª Prova
11 de dezembro (segunda)
- Redação;
- 4 Questões Discursivas.
Alerta
A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) alerta aos candidatos para que:
– Confiram com antecedência o local de prova (cidade, endereço e grupo);
– Cheguem com antecedência aos locais de prova (os portões fecham às 13h45 nos três dias);
– Estejam portando:
– Original do documento de identidade informado na inscrição;
– Confirmação de Inscrição Definitiva;
– Caneta esferográfica de tinta preta (preferencialmente) ou azul, fabricada em material transparente.
Eletrônicos devem ficar desligados
Durante a realização das provas não poderá ocorrer: comunicação de qualquer tipo entre candidatos, porte/uso de material didático-pedagógico, de telefone celular, relógio (qualquer tipo), controle remoto, armas, boné, óculos escuros, calculadora, tablet, pen drive, mp-player, iPod, iPad ou qualquer tipo de aparelho eletrônico.
A Coperve recomenda que o candidato evite levar para o local de prova esses objetos ou seus similares. Caso compareça portando algum desses, eles deverão ser envelopados, identificados e deixados à frente na sala, antes do início da prova.
Os equipamentos eletrônicos devem ficar desligados.
Mais informações no site www.vestibular2018.ufsc.br.
Caetano Machado/Jornalista da Agecom/UFSC
Nicole Trevisol/Jornalista da Agecom/UFSC
Fotos: Jair Quint/Fotógrafo da Agecom/UFSC e Nicole Tevisol/Agecom/UFSC